11 maio, 2012

Perguntas e respostas: Por que a lesma derrete quando jogamos sal nela?

Olá, meu nome é Flavio gosto muito do seu blog, estou no 8º ano do ensino fundamental e não vejo a hora de chegar no ensino médio para ter biologia, pois acho muito legal. Eu tenho uma pergunta para fazer hoje, eu queria saber por que quando jogamos sal na lesma ela derrete? 
Lesma, molusco gastrópode.
Olá Flávio, que bom que você gosta do blog e tenho certeza que você vai gostar muito mesmo de biologia no ensino médio, obrigado pela sua participação. Agora vamos saber a resposta de sua pergunta...
Na verdade a lesma não derrete, o que acontece é que o sal de cozinha é uma substância higroscópica, ou seja, que atrai fortemente a água, sendo assim, quando o sal é jogado na pele das lesmas ou de outros gastrópodes como os caramujos, a água existente em seu corpo é sugada rapidamente, desidratando o animal quase que instantaneamente por causa da osmose, que tira a água do meio menos concentrado e manda para o meio mais concentrado, ou seja, a água que está dentro do animal sai para fora onde o sal está mais concentrado.
Caramujo, também um molusco.
Parente das lesmas.
Para entender melhor podemos pegar um exemplo fácil de se observar, quando colocamos sal em nossa língua, por exemplo, ela absorve o sal rapidamente, mas a quantidade de sal em nossa língua é muito pouca quando comparado à quantidade que é jogada no corpo das lesmas.
Sapos, rãs e minhocas também sofre com essas atitudes maldosas de algumas pessoas, pois a pele desses animais são responsáveis também pelas trocas gasosas, já que nem sempre esses animais possuem pulmões que dão conta da tarefa.


Para quem não acredita que elas derretem,
por favor não precisa testar.

Um comentário:

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...