18 abril, 2012

Qual a diferença entre sapo, rã e perereca?

Para muitos, esses três animais são considerados a mesma coisa, só se diferenciam pelo nome, outros vão mais além e concluem que o sapo é o pai, a rã é a mãe e a perereca é a filha, mas infelizmente estão todos errados, pois existem diferenças facilmente notáveis. Apesar dos três animais pertencerem à mesma ordem - dos Anuros - eles diferem desde sua características físicas até em seus habitats.
                                                                                                                                                                   
Sapos. 
Os sapos possuem aparência estranha, e sua epiderme é coberta de verrugas, eles possuem glândulas responsáveis pela fabricação de veneno, que pode irritar nossas mucosas, porém o veneno só é liberado quando o sapo sofrer uma pressão interna muito forte, como por exemplo ser pisado. Por terem as pernas curtas os seus saltos são limitados. Eles preferem viver em terra firme e possuem cerca de 2 a 25 cm e estão distribuídos em aproximadamente 300 espécies.
Sapo Cururu, muito comum no Brasil.
Rãs.
As rãs ao contrário dos sapos possuem a pele lisa e brilhante, é considerada em muitos países um prato de elite, como se fosse nossa picanha, por ser carne branca, magra ou seja, sem colesterol e de fácil digestão, além de ter teor alto de proteínas e sais minerais e por isso é muito consumida, porém é preciso ter cuidado, pois cerca de 40% das rãs são venenosas, e a espécie mais conhecida pelo seu poderoso veneno é a rã de ouro (Phyllobates terribilis), que com o seu veneno pode provocar contrações musculares e até parada cardíaca. As pernas das rãs são longas e por isso podem dar saltos altos, além de as pernas traseiras possuírem membranas entre os dedos que auxiliam a rã nadar, já que elas vivem em lagoas e o seu tamanho varia de 9,8 milímetros  até 30 cm e estão distribuídas em cerca de 4 mil espécies no mundo todo.
Phyllobates terribilis, ou rã de ouro, um dos animais mais venenosos do mundo.
Pererecas.
As pererecas geralmente são bem menores do que os sapos e as rãs, muitas espécies não passam dos 10 cm. Uma de suas principais características são os olhos esbugalhados e suas pernas finas e longas que permitem que a perereca possa dar saltos bem altos, mas altos mesmo, cerca de 2 metros de altura, além disso, as pererecas apresentam discos, como ventosas, nas pontas de seus dedos que permitem subir em superfícies verticais, como paredes ou galhos de árvores, que são onde costumam viver e estão distribuídas entre aproximadamente 700 espécies descrita.
Perereca. Reparem nos olhos e nas ventosas.
Legal né? Agora você já sabe a diferença entre cada um desses animais, que sofrem muito preconceito e infelizmente são mortos frequentemente pelo fato de um ser humano sentir nojo ao vê-lo... Isso é totalmente sem noção, nós temos o dever de respeitar todos os seres vivos, por isso quando ver algum desses anuros, por mais estranho que ele seja, não o maltrate, afinal, eles são muito mais importantes do que aparentam. A natureza agradece!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog Rodrigo!
    Sou acadêmico de biologia.

    Abraço!

    www.euquerobiologia.blogspot.com

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...