01 maio, 2012

Lição de casa: Células Eucariontes.

Célula animal, visualizada
em microscópio comum.
Já vi muitas perguntas sobre as células, e até já fiz um post explicando a diferença entre as células procariontes e eucariontes (para relembrar clique aqui), porém como hoje é o dia da lição de casa, resolvi postar sobre a célula Eucarionte. Nesse post você vai encontrar as principais características e organelas, portanto pegue um lápis, uma borracha e um caderno, pois irá precisar.
Como já disse em outro post, o significado da palavra EUCARIONTE, vem do  do grego e quer dizer: EU=verdadeiro. / KARYON=nóz ou amêndoa, que interpretamos como núcleo, ou seja, as células eucariontes são classificadas por possuírem um núcleo, onde o material genético (DNA) é envolto por uma membrana, denominada de carioteca.
Célula em corte visualizada em microscópio
eletrônico de transmissão. No centro o núcleo.
Existem diversos tipos de células eucariontes, as mais estudadas são as células animais e as células vegetais, a que iremos ver hoje é a animal, a vegetal será estudada em uma outra ocasião. As células eucariontes por serem mais evoluídas, apresentam organelas, que em conjunto fazem a célula funcionar. Vamos agora ver quais são as principais organelas que estão dispostas no citoplasma da célula, para facilitar iremos comparar a célula com uma cidade.

Membrana Plasmática: Comecemos pela delimitação da célula, a membrana plasmática é que "guarda" o citoplasma com todas as suas organelas, comparando a célula com uma cidade, a membrana plasmática seria o limite da cidade. Todas as cidades possuem fiscalização do que entra e do que sai, a membrana plasmática também desempenha essa função, definindo o que entra na célula e o que sai da célula, algo parecido com um pedágio.

Citoesqueleto: É o que da sustentação para a célula, como se fosse o seu alicerce. Comparando a célula com uma cidade, o citoesqueleto seria o material que são construídos os prédios e casa, ou seja, o que daria sustentação para a célula.

Núcleo: O núcleo é onde está localizado as informações genéticas (DNA), é ele que comanda toda a célula, que dá as informações necessárias para que a célula seja ativada e funcione corretamente. Comparando a célula com uma cidade, o núcleo seria a prefeitura, que dá as ordens para que a cidade funcione da melhor maneira possível.

Peroxissomos: Os peroxissomos são organelas responsáveis pela desintoxicação celular, ou seja, eles degradam da célula substâncias que podem ser prejudicial. Comparando a célula com uma cidade, o peroxissomo seria o tratamento de água, onde ocorre a limpeza de substâncias fundamentais para o funcionamento da cidade.

Mitocôndria: A mitocôndria é o "motor" da célula, é ela quem da energia para que as ações que ocorrem dentro da célula sejam realizadas através da respiração celular. Comparando a célula com uma cidade, a mitocôndria seria uma usina hidroelétrica, seriam as indústrias responsáveis por gerar energia, afinal, cidade nenhuma "sobrevive" sem energia certo?

Complexo de Golgi: O complexo de Golgi, é responsável pelo processamento de certas proteínas ribossomáticas e a sua distribuição, essa distribuição se dá por vesículas que transportam substâncias do núcleo, através do retículo endoplasmático liso e rugoso, complexo de Golgi e por fim, o exterior da célula, também há entrada de substâncias para dentro da célula, seguindo essa mesma via, porém inversamente. Comparando a célula com uma cidade, o complexo de Golgi seria uma transportadora, responsável por empacotar e distribuir a mercadoria na própria cidade ou fora dela.

Lisossomos: Os lisossomos são estruturas como se fossem bolsas, e essas bolsas estão carregadas de enzimas que são capazes de destruir estruturas presentes na célula, como organelas que não funcionam mais, transformando-as em pequenas moléculas que poderão ser aproveitadas pela própria célula. Comparando a célula com uma cidade, os lisossomos seriam as empresas responsáveis pelo lixo produzido pela cidade, que são demolidos e alguns são separados e reciclados.

Claro que uma célula contém outras organelas, que são tão importantes quanto essas que acabamos de ver, porém as organelas da célula animal que são fundamentais para o nosso conhecimento são essas acima, que quando comparadas à uma cidade, fica bem mais fácil e simples de se entender. Não é mesmo?


Esquema de uma célula animal,
mostrando as principais organelas.

Um comentário:

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...