25 abril, 2012

Curiosidade: Por que os cães "ciscam"?

Muitos já devem ter reparado no curioso movimento que é feito pelos cães geralmente após urinar, de ciscar como uma galinha.
Chega até ser engraçado, mas esse gesto é muito importante para os cães, pois serve para marcar território, já que os coxins (almofadinhas da pata) contém glândulas odoríferas, que fornecem informações identificadas através do olfato, que é absurdamente mais potente quando comparado com o olfato dos humanos. Quando os coxins são pressionados liberam uma substância fabricada pela glândula odorífera que contém o cheiro do cão e pode informar suas características para outros cães, como saúde, peso, tamanho e vigor geral do marcador, que geralmente é um macho, mas as fêmeas podem também realizar essa ação.
Coxins na pata de um cão.
Além de "ciscar" outras ações feitas pelos cães também são responsáveis por marcar território, como urinar e latir. Isso é uma característica do cão, natural deles, por isso o ideal é respeita-los pois estão apenas querendo marcar território e mostrar o quão bom eles podem ser.
Pode ser estranho de se ver, mas é natural do animal.

16 comentários:

  1. muito legal, desde criança sempre quis saber por quê cães machos ciscam...obrigada!

    ResponderExcluir
  2. O meu Rott agora começou a fazer isso e é muito engraçado porque ainda não tem jeito..kkkk... Com o passar do tempo ficará um ciscador profissional...

    ResponderExcluir
  3. Interessante, minha cachorrinha cofap fez isso assim que adotamos 2 fox paulistinha filhotes minúsculos.

    ResponderExcluir
  4. O meu bace faz isso e é muito legal. Aprendi mais uma.

    ResponderExcluir
  5. O meu bace faz isso e é muito legal. Aprendi mais uma.

    ResponderExcluir
  6. Meu snauzer faz e ainda dá uma rodada...morro de rir...

    ResponderExcluir
  7. To meu vira-lata pequeno faz isso com tanta firmeza e força. Mostrando seu vigor. Que tive pesquisar morro de ri. O bichinho marrento

    ResponderExcluir
  8. Minha pinscher de 11 mês faz isso! É muito engraçadinha

    ResponderExcluir
  9. Haha. Eu já desconfiava. Obrigado pelas informações

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Meu peludinho começou a ciscar depois dos três anos, é muito engraçado, ele fica se achando. É um toquinho.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo explicação, aprendi mais uma!

    ResponderExcluir
  13. O meu cachorro cisca e ainda cheira o chão pra conferir, e muito engraçado, não sabia que era para marcar território boa informação

    ResponderExcluir
  14. As minhas cisca sempre. 😍

    ResponderExcluir
  15. Nossa que legal! O cão do meu irmão faz sempre isso quando saímos para passear. Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  16. O meu shihtzu começou a fazer isso agora com 10 meses

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...