24 abril, 2012

Lição de casa: Principais filos do reino animal.

Olá pessoal, hoje resolvi postar um assunto que ajudará muito os estudantes do ensino médio, principalmente do terceiro ano, já que os principais filos do reino animal e suas principais características são conteúdos que estão presente na grade curricular dessas séries.
O reino animal é composto por diversos filos, mas praticamente nove deles é que são os mais estudados e os mais importantes, claro que cada filo tem a sua importância para a biologia, porém é difícil falar de todos eles. Os filos são separados de acordo com a complexidade do animal, pela ordem dos mais simples aos mais complexos podemos citar: Poríferos, Cnidários, Platelmintes, Nematodes, Moluscos, Annelideos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados.

Esponja marinha.
Poríferos:
Vamos começar pelo filo mais simples, o dos poríferos, ou conhecidos também como esponjas. Esse filo reúne animais primitivos, como já citado as esponjas, que podem ser marinhas (de água salgada) ou viverem em água doce. Os animais presentes nesse filo são considerados sem folhetos germinativos, as suas principais células são os coanócitos, pinacócitos, porócitos, miócitos e amebócitos. 

Antozoário, muitas vezes confundido com planta.
Cnidários:
Os principais representantes dos cnidários são as hidras, as águas-vivas, as anêmonas e os corais. A maioria deles são marinhos, porém algumas espécies de hidras podem viver em água doce. O que define um cnidário é a presença de uma célula especializada denominada de nematocisto, que contém organelas urticantes que servem para atacar suas presas ou defender-se, os cnidários apesar de serem animais bonitos podem causar sérios danos a nós humanos, com seus nematocistos podem causar queimaduras graves devido as organelas urticantes. A vespa do mar (Chinorex fleckeri) um cnidário da classe cubozoa está entre os animais mais perigosos e pode causar a morte em um ser humano em pouco tempo, devido a concentração de nematocisto em seus tentáculos.

Planárias com océleos visíveis.
Platelmintes:
O nome desse filo é derivado do grego e quer dizer verme achatado, tem esse nome por ter o corpo bem achatado mesmo, são acelomados, ou seja, não possuem cavidade corpórea para formar órgãos e é o primeiro filo a começar o processo de cefalização (formação de cabeça). Seus principais representantes são as planárias, que são de vida livre e as tênias e solitárias que são parasitas.


W. bancrofti, causador da elefantíase.
Nematodes:
Esse filo também tem o seu nome derivado do grego e quer dizer vermes cilíndricos, ao contrário dos platelmintes são pseudocelomados, ou seja, eles não possuem uma cavidade própria, o que acontece é um espaço que sobra entre um tecido e outro e origina a pseudocele. A maioria dos animais encontrados nesse filo são parasitas e os principais representantes desse filo são as lombrigas e os vermes do amarelão, alguns dos animais presentes nesse filo são responsáveis por diversas doenças como a elefantíase.


Nudibrânquios ou lesma do mar.
Moluscos:
São animais de corpo mole, alguns possuem conchas de calcário que os protegem como por exemplo as ostras e os caracóis. Alguns desses moluscos como as ostras são famosos por produzirem as valiosas pérolas, isso ocorre quando um corpo estranho, como um grão de areia, se instala entre a concha e o corpo do animal, com o mecanismo de defesa, o animal começa a produzir camadas nacaradas ao redor do grão de areia, com a intenção de isola-lo da parte mole do animal. 
A principal espécie de "fabricadora" de pérolas é a Pinctada margaritifera que vive no oceano Pacífico. Outros animais também são considerados como representantes desse filo, como a lesma, o polvo, a lula e os mexilhões.

Minhoca.
Annelideos:
O nome desse filo se deve ao fato de que esses animais possuem anéis repetidos, como as minhocas e as sangue-sugas. As minhocas possuem tamanhos variados entre 10 cm, porém na Austrália é encontrado uma minhoca gigante que pode medir até 3 metros de comprimento, aqui no Brasil também existe uma espécie, Rhinodrilus fafner, que pode chegar aos 2 metros de comprimento.

Diversos representantes do filo dos Artrópodes.
Artrópodes: 
O maior filo de todo o reino animal, o filo dos artrópodes correspondem a mais de 75% de todas as espécies existente no mundo, ou seja, a cada 100 animais 75 deles são Artrópodes. Todos os representantes possuem características marcantes como pernas articuladas, como sugere o nome do filo, além dessa característica todos eles também possuem exoesqueleto, formado por uma substância chamada quitina, que oferece sustentação e proteção ao animal. 
Seus principais representantes são os Insetos (Ex: Barata), os Aracnídeos (Ex: Aranhas) e os Crustáceos (Ex: Siri). 

Bolacha do mar,
facilmente encontrada na praia.
Equinodermos:
Também tem o seu nome derivado do grego e significa pele de espinho, algumas espécies possuem sua pele revestida por espinhos. Os equinodermos são os primeiros animais a possuírem endoesqueleto formado por ossículos de calcário que garante a sustentação do animal e todos animais desse filo são exclusivamente marinhos, ou seja, vivem em água salgada. Seus principais representantes são as estrelas e os ouriços-do-mar.



Diversos representantes do filo dos cordados.
Cordados:
Finalmente o nosso filo! O filo que é destingido por praticamente três características: A notocorda, que é uma espécie de bastão flexível, maciço e localizado na região dorsal e mediana do corpo, responsável pela sustentação do embrião, que pode ou não desaparecer com o crescimento do animal. As fendas branquiais que são estruturas exclusivas dos cordados, que também são embrionárias e podem ou não desaparecer com o crescimento do animal. Outra característica é o sistema nervoso dorsal, que é bastante desenvolvido e forma o encéfalo que é protegido pelo crânio. Seus principais representantes são os mamíferos, os répteis, as aves e os anfíbios.

________________________________________________________________

Acabamos, porém o que esse texto traz são apenas algumas características fundamentais. Para saber mais procure livros específicos de zoologia, lá você irá encontrar características detalhadas de cada filo e de cada classe. Para mais informações me envie um e-mail que poderei indicar alguns livros. Lembrando sempre o e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. o prof mandou eu pesquisa nove filos e seus dez representantes

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...