31 março, 2015

Quanto tempo para o corpo virar pó?

Uma das únicas certezas que possuímos na vida é a morte! Pois é, um dia ela chega, depois desse ponto existem várias hipóteses, sabemos que o nosso corpo virará pó, mas quanto tempo leva para que isso aconteça?
É preciso ter em mente que o processo de decomposição, realizado principalmente por fungos e bactérias, pode ser acelerado ou prolongado devido às condições ambientais, tais como a umidade, a temperatura, o pH e a presença de animais.

Paletó de madeira.
No caixão, a decomposição de um corpo leva de 9 meses a 5 anos, o que causa essa variação de tempo é o tamanho do corpo, o material que envolve o corpo, a profundidade (quanto mais fundo, mais demorado é o processo) e novamente fatores ambientais. Além disso, órgãos como os ossos são mais resistentes e podem levar cerca de 4 anos para "sumirem".

Ao ar livre.
Alguns naturalistas vêm aderindo a ideia de deixar os cadáveres expostos na natureza, em uma floresta por exemplo, o motivo, segundo eles, é fazer com que os nutrientes do cadáver voltem para a natureza. Nessas condições, estando em um ambiente úmido, com uma temperatura acima de 20°C, com presença de animais carniceiros, carnívoros e insetos o corpo vira pó em cerca de duas a seis semanas.

Fundo do mar.
Se o corpo conseguir chegar no solo rochoso (sem antes ser devorado por tubarões), o processo de decomposição poderá se estender até 10 anos, todo esse tempo devido à baixa temperatura e pressão do mar, que ajudam a "preservar" o corpo.

Tempestades de areia.
Nos desertos, o clima seco praticamente faz com que o corpo transforme-se em uma múmia. Os órgãos internos são putrificados, porém a baixa umidade combinado a outros fatores fazem com que o processo leve cerca de milhares de anos para acontecer.

Na lama.
Como os pântanos são locais com pouca presença de oxigênio e minerais que dificultam a proliferação de fungos e bactérias, o processo de decomposição é muito lento, na verdade o pântano funciona como um meio de conservação, criando uma espécie de cera em volta do corpo, deixando assim o tempo de decomposição indeterminado.


Geleiras.
Os ambientes gelados funcionam como um freezer, tornando a ação de fungos e bactérias praticamente nulas, ou seja, a decomposição nesses ambientes é muito lenta, o ambiente que mais demora para o corpo ser degradado, tanto é que a filhote de mamute Yuka encontrada na Sibéria possui cerca de 39 mil anos e foi encontrada em um bom estado de preservação, ou seja, o tempo de decomposição para ambiente gelados é muito tempo.


Mas e você, se pudesse escolher um local para o seu corpo "descansar" onde escolheria?

Um comentário:

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...