09 abril, 2011

Curiosidade: Os 10 animais mais fedidos do mundo.

Quem de nós nunca falamos a famosa frase "Ai, que belezinha!!!", quando vemos aqueles animais pela TV, Internet, revistas ou em outro meios? Porém nós nunca se quer imaginaríamos o quanto alguns deles podem ser fétidos, sim isso mesmo, na natureza não é só o gambá que é fedido não, vamos conhecer os 10 seres mais fedorentos do reino animal.

Nº10: Porco Espinho.
 O porco espinho pertence a familia dos mamíferos e é um roedor, o que da origem ao seu nome é o seu mecanismo de defesa que contam com espinhos de até 8 cm.
Ele ocupa nosso décimo lugar pois no ato do acasalamento o macho banha a fêmea com urina, isso mesmo, com xixi,  isso faz parte do ritual de acasalamento e e a fêmea não se opuser significa que eles estão prontos para se acasalar.

Nº09: Raposa Vermelha.
Esse mamífero bem simpático pode ser um tanto fedidinho, por possuírem glândulas de odor semelhantes a do gambá, elas não possuem um odor muito agradável ao olfato humano. A secreção produzida pelas glândulas servem para marcar o território das raposas, que cá pra nós, não deve ser nem um pouco cheiroso, além da secreção a sua urina tem um cheiro muito forte, que pode lembrar muito o cheiro nada agradavél do gambá.


Nº08: Castor.
Chegamos a mais um roedor muito curioso, esse animal é um mamífero semi-aquático e ainda assim, ocupa o oitavo lugar da nossa lista. Os castores são conhecidos pela sua incrivel habilidade de construir diques, que podem ser muito benéfico ao meio-ambiente, porém o que faz ele ocupar o oitavo lugar é a produção de uma secreção oleosa chamada castóreo, que serve como ipermeabilizante natural, e acreditem ou não, mas essa secreção é usada em perfumes.

Nº07: Percevejo "Maria-fedida"
E eis que aparece o primeiro inseto em nossa lista. Nezara viridula como é conhecida no meio cientifico é um percevejo da família dos pentatomídeos e acredite se quiser, mas um inseto tão pequeno pode feder e muito, alguns até já tiveram a infelicidade de "provar" o seu odor, esse forte odor se deve ao mecanismo de defesa que quando acionado libera um líquido que é produzido  pelas glândulas odoríferas, que pode resultar em um gosto nada agradável para alguns passáros.

Nº06: Boi-almiscarado.
Esse mamífero da família dos bovinos, que pode chegar a até 400kg ao contrário da maioria dos animais que apareceram até agora não possue nenhuma glandula que seja responsável pelo seu cheiro desagradável, o mal cheiro se deve pela urina desse animal, que eles usam para marcar o território, o cheiro da urina é tão forte que pode até fazer o homem chorar.

Nº05: Glutão ou Carcaju.
Esse mamífero que parece com um urso e pode pesar até 30kg e medir de 70 a 110 cm, é conhecido por dar origem ao nome do personagem da marvel o Wolverine, por possuir garras enormes e afiadas. Ele ocupa o quinto lugar da nossa lista pois eles possuem glândulas que produzem um fortissímo odor e são usadas para marcar território.


Nº04: Urubu-de-cabeça-vermelha.
E eis que surge nossa primeira ave na lista, que por sinal não é nada higênica. Para ter uma pequena noção, quando o urubu-de-cabeça-vermelha se sente ameaçado ele vomita em seus predadores, isso mesmo, um jato de vômito sai de seu bico para afasta-los como mecanismo de defesa, além de uma outra atitude nada higiênica mas talvez eficaz, quando o urubu está com muito calor ele é capaz de defecar na prórpria perna, como eu disse, nada higiênico mas funciona.

Nº03: Hiena. 
Essas muita gente já conhece, ela é até famosa por suas gargalhadas, esse mamifero engraçado além de ter alguns comportamentos bem incomuns, não é nem um pouco cheiroso. Além do fato de ser praticamente carniceira, ou seja, se alimenta de restos mortais de animais desprezados, pelos predadores, ela também possui glândulas responsáveis pelo odor forte que serve para marcar territórios, essas glândulas ficam localizadas perto no ânus e entre os dedos.

Nº02: Cangambá ou Gambá.
E para a surpresa de muitos eis que aparece o Gambá, sim em segundo lugar. Tanto o Gambá como o Cangambá (foto) são muito fedidinhos, embora sejam confundidos algumas vezes por terem o nome parecido, o cheiro também não é muito diferente, pois ambos possuem as famosas glândulas localizadas abaixo da cauda que fabricam um óleo que pode ser lançado em forma de spray como sistema de defesa, esse óleo tem compostos químicos igual ao do ovo podre e para sair o "perfume" do Cangambá é muito dificil.

Nº01: Diabo-da-Tasmânia.
Finalmente encontramos o nosso campeão. O diabo da Tasmânia é conhecido por ser um dos carniceiros mais ferozes de todos, essa aparência de bichino de estimação não é a real impressão quando ele abre sua boca em até 120 graus, mostrando seus afiados dentões. O diabo da Tasmânia, assim como a Hiena é carniceiro, e quando se sente ameaçado, tanto por predadores quanto por homens, ele exala um odor nada agradavél, superando até o nosso segundo lugar e o mais famoso de todos os fedidões o Cangambá, esse diabinho é realmente fedido heim.


Porfim chegamos ao fim de nossa lista e pudemos conhecer os 10 animais mais fedidos da natureza, e imagino eu que você nem imaginava que alguns animais erão tão fedidos, pois é, mas apesar de serem fedidos, nada se torna motivo para extermina-los, pois eles tem um papel muito importante para o equilíbrio biológico do nosso planeta, os animais tem o direito de viver sem serem perturbados por caçadores ou humanos que invadem o seu território, lembrando que alguns desses animais podem ser totalmente agressivos na presença de humanos, por isso é muito importante tomar cuidados quando preceber que invadiu o território de algum deles, então já sabe, se sentiu um cheiro mal é melhor sair de fininho porque você provavelmente não está onde deveria estar!
_________________________________________________________________________________

Tem alguma sugestão, critica ou elogio para fazer? O Caderno de biologia abre espaço para você falar o que quiser. Para isso basta enviar um e-mail para nós, o endereço é: digo_silvaaa@yahoo.com.br | Não se esqueça de visitar e curtir a nossa página no face, para isso clique AQUI.

3 comentários:

  1. Nossa nem imaginava mesmo que a raposa vermelha estava na lista dos 10 mais fedidos.Achei muito interessante.E passem no meu blog : http://pcperformace.blogspot.com/
    Até...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, essa natureza nos surpreende mesmo e obrigado :D

      Excluir
  2. Também fiz uma postagem no meu blog sobre os animais mais fedorentos do mundo, mas não se compara à lista de um blog de biologia.

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...