09 maio, 2012

Curiosidade: Por que precisamos de água para sobreviver?

Qual a importância da água?
Frequentemente ouvimos as pessoas disserem que precisamos economizar água, usá-la com consciência, para que ela não falte  no futuro. Mas por que esse elemento que corresponde cerca de 70% de todo o nosso planeta é tão importante para nós? O que ele tem de tão poderoso assim para ser tão vital para a nossa sobrevivência? Hoje você vai descobrir!
Alguns já devem ter ouvido falar que nós viemos do mar - no ponto de vista evolucionista - naquele sopão primitivo, que estava cheio de nutrientes e era aquecido pelo sol e por alguns raios, portanto desde sempre nossa relação com a água é de dependência, pois apesar da evolução, nós nunca deixamos a água de lado, sempre necessitamos dela para a nossa sobrevivência e não só a nossa espécie (humanos) é que precisam da água para a sobrevivência, mas todos os seres vivos, pois onde há água há vida, e nem sempre o contrário acontece.
Mas por que essa relação? Pois bem, a água é uma das principais formas do transporte de nutrientes, é ela que leva os principais e essenciais nutrientes para as nossas células, tanto para dentro ou para fora da célula, já que esse transporte é feito em meio de solução aquosa.
O controle da temperatura é feito pela água,
na eliminação dela em forma de suor.
Outra função que sem a água nós não teríamos, é a homeostase, ou seja o controle da temperatura corporal, que é feita pela água, por exemplo, quando nosso corpo está com uma temperatura elevada, é pela água em forma de suor que a temperatura é controlada e estabilizada, por isso que é importante nos mantermos sempre hidratados, e é por isso também que depois que fazemos algum exercício físico como correr, dá aquela vontade imensa de beber um copo d'água, o nosso organismo faz isso para repor a água que foi perdida. Até mesmo as plantas necessitam de água, pois é com a água que elas dissolvem os elementos essenciais do solo e os transportam na forma de seiva, das raízes até as folhas.
Como eu disse, cerca de 70% do planeta é formado por água, porém desses 70% apenas 2,5% são águas próprias para consumo (não são salgadas), mas grande parte desses 2,5% de água disponível, está congelada nas geleiras e temos um total de apenas 0,26% de água líquida na forma de rios, lagos e lençóis subterrâneos. Portanto economizar nunca é demais, pois a quantidade de água na Terra sempre foi a mesma, o que aumenta a cada dia é o número de pessoas existentes na Terra e o desperdício totalmente desnecessários por pessoas que não tem consciência da importância que esse elemento tem para a nossa sobrevivência. Então economize e faça a sua parte ajudando a espalhar a importância que esse elemento tem não só para nós, mas para todos os seres vivos.

Deu sede? Corre lá e bebe um copo de água bem gostoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...