15 maio, 2012

Lição de casa: Principais filos do reino vegetal.

Bom, como eu já fiz um post com os principais filos do reino animal (aqui), nada mais justo do que criar também um post com os principais filos do reino vegetal, que tenho certeza que também vai ajudar muito os alunos que estão no ensino médio e como a internet é o meio mais fácil de encontrar determinados assuntos, o Caderno de Biologia traz as principais características com informações confiáveis e baseadas em livros de ótimos autores.
O reino das plantas são divididos em dois grandes grupos, o das Criptógamas que se encontram plantas que não produzem sementes, flores ou frutos e que se reproduzem por meio de esporos. E o das Fanerógamas, que é onde estão as plantas que possuem estruturas de reprodução facilmente visíveis, que por resultado da reprodução sexuada forma-se a semente. Assim, todas as fanerógamas são também chamadas de espermatófitas.
Como o reino animal, o reino vegetal é compostos por diversos filos e grupos, nós vamos ver os principais deles.

Primeiro vamos ver os dois grupos de criptógamas:

Briófitas: São as únicas plantas avasculares, ou seja, que não possuem sistema vascular, que é o responsável pelo transporte de seiva bruta e de seiva elaborada pelo corpo; em função disso são plantas de pequeno porte e, apesar de poderemos reconhecer estruturas semelhantes a raízes no corpo das briófitas, o termo raiz não é empregado, usamos o termo rizóides que ó mais correto. As briófitas estão representadas principalmente pelos musgos e pelas hepáticas.
Musgo, representante das Briófitas.

Pteridófitas: As pteridófitas são plantas já vasculares, mas ainda sem sementes, com corpo constituído por raízes, caule e folhas. Estão representadas principalmente pelas samambaias e avencas.
Avenca, representante das pteridófitas.

Agora vamos ver os outros dois grupos de fanerógamas:

Gimnosperma: São plantas vasculares com o corpo organizado em raiz, caule, folhas e estróbilo - que são os frutos não carnosos, ou seja, que não apresentam polpa, assim como a pinha do pinheiro - com formação de semente, mas não de fruto. Estão principalmente representadas pelos pinheiros.
Pinheiro, representante das
Gimnosperma e uma pinha (estróbilo).

Angiospermas: São plantas vasculares com o corpo organizado em raiz, caule folhas e flor, com formação de sementes que ficam abrigadas no interior de frutos. Correspondem à maior parte das plantas (cerca de 230 mil espécies), como a mangueira, a jaboticabeira, a laranjeira e muitas outras que formam flores e frutos.
Abacateiro, representante das Angiospermas e exemplo
da semente que é protegida pelo fruto (abacate).

Esses são os principais grupos de classificação do reino das plantas (Plantae) e suas característica, com esse post dá para compreender o que classifica as plantas em determinados grupos, ou seja, quais as características que as classificam. Espero que ajude o pessoal que anda meio perdido nas aulas de botânica =)

3 comentários:

  1. Nossa muito bom o seu blog!!
    Parabéns!
    Uma sugestão: poste algumas coisinhas sobre citologia...
    vlw!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado.
      Já temos algumas coisas sobre citologia, mas pode deixar que irei seguir sua sugestão :D

      Excluir
  2. Gostei muito do layout do blog. Sou estudante e estou no ensino médio. Esse post me ajudou muito, recolhi algumas informações e estou pesquisando mais sobre botânica. Quero ser naturalista (nunca confunda naturalismo (estuda a natureza baseada no realismo) com naturismo (arte de ficar nu). A obra mais famosa do realismo foi a de Charles Darwin sobre a "Origem das Espécies". Posta algo sobre paleontologia ou geologia, sou fascinado também. Obrigado pelas informações, abraços!

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...