17 maio, 2012

Bicho da semana: Vespa do mar.

Vespa do Mar (Chironex fleckeri).
Como já de costume, toda quinta-feira nós do caderno de biologia publicamos um animal para podermos conhecer mais sobre ele, e essa semana, como não havíamos publicado nenhum cnidário, escolhemos a vespa do mar, que é um animal muito bonito e pode ser muito perigoso também. Para começarmos vamos analisar a classificação científica, considerando o Chinorex fleckeri, que é um dos animais mais perigosos do mundo.
Reino: Animal.
Filo: Cnidário.
Classe: Cubozoa.
Ordem: Cubomedusa.
Família: Chirodropidae
Gênero: Chironex.
Espécie: C. fleckeri.


Pois bem, agora vamos entender tudo isso. Como eu disse a vespa do mar é um cnidário, que são animais pouco desenvolvidos, diblásticos - que apresentam apenas dois folhetos germinativos - e não possuem anus, ou seja, o alimento entra e sai pela boca. Além disso a vespa do mar pertence a classe cubozoa, que são animais típicos do Oceano Pacífico, essa classe inclui também os cnidários mais venenosos (devido aos seus cnidócitos), se chama cubozoa devido a forma dos animais dessa classe que lembra um cubo.
Algumas pessoas criam as
águas vivas em aquários.
As águas vivas em geral vivem nas águas salgadas e ficam na zona planctônica, ou seja, mais na superfície do mar, já que não são boas nadadoras e se movimentam de acordo com a corrente d'água. O corpo desses animais são formados por aproximadamente 95-99% de água, o que dá o aspecto mole, porém apesar de não se movimentar muito bem, eles podem trazer sérios danos aos humanos, pois são providos de cnidócitos em seus tentáculos, que são organelas urticantes que podem paralisar as vítimas por algum tempo e dependendo da dose pode levar até humanos à morte. 
A reprodução desses animais pode ser assexuada ou sexuada, na reprodução assexuada, é liberado um gomo que irá se fixar a um substrato e desenvolver-se. Já a reprodução sexuada, é quando são lançados os espermatozoides e os óvulos que são fecundados na água, formando uma larva plânula que também se fixara em um substrato e sofrerá o processo de estrobilização, e quando ficar jovem (éfira) se desprenderá do estróbilo e virará adulta. Esses animais se alimentam desde invertebrados até de pequenos peixes, que são imobilizados pelos seus cnidócitos e com os tentáculos são levados até a boca, da boca o alimento vai para a cavidade gastrovascular onde será absorvido os nutrientes, e o resto que não for aproveitado sairá pelo mesmo lugar onde o alimento entrou, ou seja, pela boca.
Falando especificamente da vespa do mar, ela habita as  zonas vizinhas das costas do norte da Austrália e do sueste Asiático, onde se alimenta de pequenos peixes e crustáceos. O tamanho de sua parte corpórea é pequeno, mas os seus tentáculos podem chegar até os cinco metros, porém o perigo não é o seu tamanho, mas sim os milhares de cnidócitos espalhados pelos tentáculos, ricos em toxinas, suficiente para matar 60 pessoas adultas ou um animal de até 3.500 quilos, seu veneno é liberado ao mínimo contato com a pele, ele se dissolve nos glóbulos vermelhos do sangue, causando parada cardíaca e respiratória, ela provoca um colapso generalizado na vítima: a respiração se descontrola, o sistema linfático cessa, a pessoa desmaia e o coração começa a bombear intensamente, até que anestesiado para também de funcionar. Para primeiros socorros, recomenda-se respiração artificial (boca-a-boca), massagem cardíaca e aplicação imediata de vinagre no local do ataque, para parar a injeção local de toxinas, porém mesmo recebendo todo o tratamento, três em cada dez pessoas morrem e as que não morrem podem sentir dores por semanas.
Portanto todo cuidado é pouco, apesar da vespa do mar estar lá para o lado da Austrália outros cnidários estão presentes em águas brasileiras e podem causar sérios danos à saúde, então, considerando que esses animais atacam mais os surfistas que vão um pouco mais adentro do mar, é importante conhecer o local em que está surfando, procure saber se o mar é seguro e se for aproveite mais uma atração da natureza.

Apesar da beleza não se engane,
é um dos animais mais venenosos do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...