26 abril, 2012

Bicho da semana: Tucano.

Tucano Toco (R. toco)
Hoje é o dia de falar sobre algum animal em especial, e o escolhido dessa semana foi o Tucano, que é uma ave tipica da América Central e América do Sul. Como sempre fazemos, vamos analisar primeiro a classificação científica do tucano para podermos entender um pouco mais sobre esse animal.
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Aves.
Ordem: Piciformes.
Família: Ramphastidae.
Gênero: Ramphastos.

O tucano é uma ave da ordem Piciformes, que inclui aves de tamanho médio e que habitam o meio arbóreo (nas árvores). A ordem dos piciformes incluem cerca de 350 espécies que incluem várias aves como os tucanos e os pica-paus. Quanto a família Ramphastidae, o que chama atenção nos animais que fazem parte dessa família, são os bicos grandes e coloridos, como o do tucano.
A alimentação dos tucanos é constituída basicamente de frutas, já que o seu trato gastrointestinal é pequeno e as frutas são de fácil digestão, porém para adquirir proteína os tucanos se alimentam também de insetos, pequenas presas como perereca e lagartos e até mesmo ovos de outras aves.
Tucano Verde (Ramphastos dicolorus).
Segundo a UCs (Unidade de conservação), algumas espécies do gênero Ramphastos, como o Tucano-toco (Ramphasto toco) estão "ameaçadas" ou "quase ameaçadas" de extinção, por isso existem vários projetos de proteção aos tucanos, já que eles sofrem muito com o mercado negro de aves exóticas.
O tucano como é um animal de região tropical ele não suporta o frio, outra coisa  que ele não suporta é viver em cativeiro, alguns animais podem recusar se alimentar pois vivem extremamente infelizes quando em cativeiro, salvo casos em que os animais nascem em cativeiro como em locais que visam preservar espécies e até mesmo em zoológicos. Apesar do tamanho do bico, ele não é pesado, pois é feito de tecido ósseo esponjoso, que é o mesmo tecido dos nossos ossos. Também não é um bico muito forte, já que o maxilar não oferece condições para que o bico seja usado como instrumento de ataque por exemplo. Outra característica física que pode ser notada nos tucanos são os pés zigodáctilos, que são dois dedos voltados para frente e dois para atrás, que é característica típica de animais que ficam em árvores. O sexo dos tucanos só pode ser definido com exame de DNA, pois não há dimorfismo sexual, ou seja, não da para saber apenas olhando qual é o macho e qual é a fêmea.
Tucano toco em voo.
O Tucano é um daqueles animais que quando você olha não quer parar de olhar, de tão bonito que é, porém se você tem essa mesma sensação o ideal é comprar um quadro ou uma foto dele, pois além de dar muito trabalho para mante-lo em cativeiro o ideal é que ele viva na natureza, pois lá é o lugar dele, e se não houvesse a interferência do homem ele com certeza não estaria nem um pouco ameaçado de extinção. Por isso é importante conscientizar-se e respeitar toda a natureza!
_________________________________________________________________

Você gosta de algum animal que ainda não falamos aqui? Tem a curiosidade de saber mais sobre um determinado animal? Made sua sugestão para publicarmos sobre o seu animal preferido.
Lembrando que o e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br
E não se esqueça de nos visitar no facebook: Caderno de Biologia no Face. 

Um comentário:

  1. Amo todos os animais, sem excessão, gostei muito das explicações sobre o tucano, parabéns,

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...