08 abril, 2011

Perguntas e respostas: O vírus é um ser vivo?

Acho que já respondi essa pergunta umas 10 vezes no YR! Parece que cada semana alguém pergunta, portanto resolvi postar aqui de uma forma bem clara. 
Representação do vírus da AIDS (HIV)
O vírus como muitos já sabem, pode ser muito prejudicial a nossa saúde, pois pode atacar diversos sistemas do nosso organismo, mas alguém já deve ter ouvido dizer que o vírus não é um ser vivo, isso mesmo, apesar de poder fazer o maior estrago o vírus não é considerado como ser vivo para alguns autores , e eles até tem alguns motivos... Primeiramente vamos entender o que é um ser vivo, para ser considerado um ser vivo o objeto em questão tem que atender alguns requisitos, que são eles:
Quanto ao número de células, ao metabolismo celular, a homeostase, a reprodução, a reação a estímulos externos, ao crescimento, ao movimento e por fim à presença de materia genético.
O vírus atende a alguns desses requisitos, porém não todos, por exemplo, o vírus não possue célula, portanto não tem metabolismo celular, isso é um dos principais motivos pelo qual muitos autores não consideram vírus como um ser vivo, portanto há quem diga que o vírus é sim um ser vivo pois ele tem a presença de material genético e pode se reproduzir. O vírus de fato tem o seu material genético (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula de proteína chamada capsídeo que serve como proteção ao material genético, porém ele não possui células, fato esse que faz com que ele seja considerado um parasita intracelular obrigatório, pois para ele se manter vivo e se reproduzir, ele precisa estar em uma célula.
Portanto, chegamos a mais uma pergunta com respostas a escolher, na verdade não existe uma definição oficial para o vírus, há quem diga que ele é um ser vivo e há quem diga que ele não é um ser vivo, mas se ele não for um ser vivo o que ele vai ser? Complicado né? Mas calma que eu deixarei uma conclusão para que vocês possam copiar para o dever de casa, hehe.
"O vírus pode ser considerado vida dependendo do ponto de vista. Se observarmos que o vírus tem material genético, que pode se reproduzir, que cresce e tem movimentos, podemos considerá-lo como ser vivo sim, porém é importante notar que o vírus não possui células e para se reproduzir e desenvolver, precisa de um outro ser vivo, por isso alguns autores não considera o vírus como um ser vivo."

Interessante como um ser pode fazer tanto mal
e por alguns nem é considerado vida. :p
_________________________________________________________________________________

E você tem alguma dúvida que te incomoda e ainda não conseguiu achar a resposta? Mande sua pergunta para o nosso e-mail: (digo_silvaaa@yahoo.com.br) e sua pergunta poderá ser respondida aqui no blog. Aproveite e curta a nossa página no face para ficar por dentro das novidades do Caderno de Biologia. Clique aqui.

16 comentários:

  1. que legal esse virus ai em cima
    lllllllllllleeeeeeeeeeeeggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaalllllllllllllll

    ResponderExcluir
  2. Legal mesmo, mas isso é uma imagem de computação gráfica, já que o vírus é muito pequeno e não é possível observa-lo nem mesmo em microscópios.

    ResponderExcluir
  3. quero saber porque os vírus não são considerados seres vivos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita se que o vírus por não ter celula ou metabolismo próprio ele não é considerado um ser vivo (mas essa questão é muito debatida e não dá pra saber ao certo )

      Excluir
  4. poq os virus dependem de outras celulas para sobrevive eles por q sua contituicao fisica rejeita os oxigenio e por isso q eles sao considerados um parasita

    ResponderExcluir
  5. Acredito que em algum momento um vírus evoluiu e passou a ser uma célula.À partir desse primórdio é que a vida na terra começou a se desenvolver. Porque tipo, antes de estar parasitando seu hospedeiro ele é apenas material genético envolto com proteínas com informações para se reproduzir. É como se saísse de um estado inanimado para a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carai q sacada mano.. Faz muito sentido pra mim...

      Excluir
    2. Carai q sacada mano.. Faz muito sentido pra mim...

      Excluir
  6. Kkkkk adorei a colinha do dever de casa, eu já ia ter que resumir e você fez isso por mim... Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. cara que fez esse post é a melhor pessoa

    ResponderExcluir
  8. o virus podem ser considerados animais ?

    ResponderExcluir
  9. Não.
    Os animais são eucariontes, multicelulares e heterótrofos.
    Os vírus nem célula possuem, são organismos bem mais simples ₢

    ResponderExcluir
  10. falei com vc pelo e-mail, por favor responde logoo...

    ResponderExcluir
  11. em relação a sua conclusão, acho que tenho uma teoria para defender a possibilidade de que vírus é um ser vivo. e-mail: kerenhapuken33@gmail.com

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...