Até mesmo as embalagens precisam de um cuidado no descarte |
Pouca gente sabe, mas o dia 11 de Janeiro é reservado como o dia de combate da poluição por agrotóxicos, sim pois é, soa bonito não é mesmo? Mas afinal, o que são agrotóxicos? E como assim, poluição por agrotóxicos?
Bem, não é novidade que o assunto agrotóxico levanta muita polêmica, existem os defensores e também aqueles que atribuem a culpa de todo o mau do mundo nos coitadinhos (ou nem tanto), afinal, convenhamos que agrotóxico é um nome meio feio, mas tudo bem, já estão resolvendo isso, para não deixar com a fama de vilão, muitos estão trocando o termo agrotóxicos por defensivos agrícolas.
Já faz algum tempo que a produção agrícola é uma coisa muito importante, não é diferente no Brasil, já que ela é considerada uma das bases da economia do país, porém, com tanta responsabilidade as perdas são realmente um problema e é ai que entram os agrotóxicos.
Os agrotóxicos basicamente são (segundo a legislação) "produtos e agentes de processos físicos, químicos ou biológicos, utilizados no beneficiamento de produtos agrícolas, pastagens, proteção de florestas, nativas ou plantadas, e de outros ecossistemas e de ambientes urbanos, hídricos e industriais".
Você deve estar se perguntando: já que os agrotóxicos fazem tudo isso, porque ele é conhecido como o vilão da história? Pois bem, uma das principais contribuições dos agrotóxicos é que ele elimina (matando mesmo) as pestes (por isso são conhecidos também como pesticidas) das plantações, pragas essas que podem ser fungos, bactérias, insetos, etc. Não é difícil imaginar que aquilo que faz mal para outros seres vivos, bom é que não vai fazer para nós humanos.
Sim, como o próprio nome diz, os agrotóxicos são substâncias tóxicas, não só para as pragas, mas para os humanos também. Existem vários tipos de agrotóxicos, os mais comuns são os acaricidas, bactericidas, fungicidas, herbicidas, inseticidas, moluscicidas, nematicidas e rodenticidas, sendo uns menos e outros mais tóxicos.
A vestimenta durante aplicação de agrotóxico |
É assustador saber que os agrotóxicos são bioacumulativos, o que quer dizer que as substâncias tóxicas vão se acumulando em nosso corpo, ou seja, elas não são eliminadas. Existem ainda outros problemas relacionados aos agrotóxicos como o empobrecimento do solo, o fortalecimento de algumas pragas pelo processo de seleção natural, a diminuição de abelhas polinizadoras e nos humanos podem ser observados problemas neurológicos, alergias e até mesmo o aparecimento de alguns cânceres.
E as soluções? Realmente é bem complexo, mas uma alternativa, não tão barata é o consumo de alimentos orgânicos, que são livres de qualquer substância química, porém como disse, são mais caros, já que a produção é menor e mais trabalhosa, e muitas vezes é difícil acreditar que os alimentos são orgânicos, já que é complicado identifica-los somente olhando-os. Outra recomendação importante é lavar sempre os alimentos antes do consumo, mas, se gosta da natureza, e pôr a mão na massa, ou melhor, pôr a mão na terra, uma alternativa é ter sua própria horta, que você mesmo cuide, só assim para ter certeza que não vai existir uma gota de agrotóxico, se bem que na aplicação de defensivos agrícolas nas grandes plantações, muitas vezes o vento pode levar os produtos químicos para diversas direções, podendo chegar até as águas, além disso, o solo e os lençóis freáticos também podem ser contaminados.
O problema mesmo é que os agrotóxicos sempre voltarão para nós, os humanos, mas o importante mesmo é a informação, só assim para escolher e lidar com as consequências.
Mais curiosidades sobre os defensivos agrícolas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.