Diversas espécies de peixes em um aquário. |
Todos nós já vimos pelo menos uma vez um peixe não é mesmo? Alguns são bem bonitos e impressionam pela cor ou pelo tamanho, outros porém são mais discretos e quase que passam despercebidos pela maioria das pessoas.
Porém o que muitos se perguntam é como é que os peixes conseguem respirar em baixo d'água, já que nós humanos não conseguimos ficar mais de alguns minutos em baixo dela, podendo até causar afogamentos e até a morte em alguns.
Pois bem, o que permite que os peixes vivam embaixo d'água é um órgão especializado em retirar o oxigênio da água, que são as brânquias, responsáveis também pela respiração desse tipo de animal. A respiração dos peixes funcionam mais ou menos da seguinte maneira:
Brânquias ou guelras de peixe, órgão responsável
pela respiração desses animais.
|
Se você observar, vai notar que os peixes ficam engolindo a água muitas vezes, essa água - que contém oxigênio - chegam até as brânquias (também conhecidas por guelras) que possuem pequenos cílios que servem como filtro, que barram as impurezas como restos de alimentos, areias ou detritos. Depois, a água já filtrada passa pelas estruturas formadas por filamentos e lamelas, que é onde ocorre a troca gasosa pelo processo chamado difusão, já que a água concentra mais O2 e o sangue contém mais CO2 há uma tendência para que haja o equilíbrio dessas substâncias. Assim, o oxigênio da água atravessa as paredes permeáveis das lamelas e filamentos e entra na corrente sanguínea, enquanto o gás carbônico segue o sentido contrário. Para finalizar, enquanto o sangue leva oxigênio para todo o organismo do peixe, a água carregando gás carbônico atravessa as brânquias e deixa o corpo do peixe, encerrando assim a o ciclo da respiração dos peixes.
É importante lembrar que esse tipo de respiração só é feita pelos animais que possuem brânquias, os mamíferos aquáticos como a baleia e os golfinhos, respiram por outra forma, que é um assunto para um próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.