Maconha, mais uma aliada a medicina. |
Você já deve ter escutado a mídia anunciar que na última quarta-feira (14) foi liberado o uso de um tal de canabidiol, mas afinal, o que isso significa? É uma noticia boa ou ruim?
O canabidiol é uma substância retirada de uma planta da espécie Canabis indica, vulgo maconha. Não é para confundir! A maconha não foi liberada, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) apenas autorizou o uso da substância como remédio.
Até porque, apesar de ser extraído de uma droga ilícita aqui no Brasil, o canabidiol não faz com que as pessoas que o usem fiquem viciadas ou sofram os efeitos de quem fuma maconha, já que a substância responsável pelos efeitos psicoativos é o delta-9-tetraidrocanabinol o THC.
Planta Canabis indica, utilizada para a extração do canabidiol |
A substância canabidiol é utilizada para o tratamento de diversas doenças, principalmente as neurológicas, como os transtornos da ansiedade, a síndrome do pânico, a fobia social ou o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), além de apresentar ação ansiolítica (diminuição da ansiedade), antipsicótica, neuro-protetora, anti-inflamatória, antiepilética evitando as convulsões e também age nos distúrbios do sono.
Tubo do canabidiol, cada um custa cerca de $1.500 |
Apesar da liberação do Canabidiol, ainda existem problemas a serem enfrentados, o primeiro é a burocracia, não se pode comprar o medicamento nas farmácias, existe uma série de exigências a serem cumpridas e o segundo problema é o preço, já que o produto precisa ser importado e cada tubo pode custar quase $1.500,00.
Vale ressaltar que o uso de substâncias como o canabidiol pode ser considerado um ganho na medicina, porém o uso recreativo da droga (maconha) pode trazer diversos riscos a saúde, como os transtornos psicóticos e problemas respiratórios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.