03 junho, 2018

Lição de casa: Ciclo menstrual


A menarca (primeira menstruação), marca o início da puberdade nas meninas, geralmente ocorre entre os 11 e os 14 anos, a primeira menstruação é resultado de uma série de mudanças corporais e também hormonais, ou seja, vários hormônios entrando em ação para transformar a menina em mulher.

Vamos entender um pouco melhor sobre o que é e como acontece o ciclo menstrual.

ciclo menstrual começa no primeiro dia da menstruação e termina um dia antes da próxima menstruação.
Localização da glândula hipófise
Os principais hormônios que controlam o ciclo menstrual são o LH e o FSH, ambos são produzidos em uma glândula chamada hipófise, localizada na base do encéfalo.
Quando a taxa de FSH aumenta, ocorre o amadurecimento do folículo ovariano, que mais tarde se transformará em ovócito - o gameta feminino - que quando se juntar com o espermatozoide (gameta masculino), originará o embrião que irá se desenvolver até formar um bebê, tudo isso no útero, para ser mais exato no endométrio, que é a camada interna do útero, onde o embrião irá se fixar.
Outro hormônio bastante importante no ciclo menstrual é o estrógeno, produzido no ovário, pelo folículo em amadurecimento, esse hormônio estimula o crescimento do endométrio.
Finalmente, na ovulação ocorrerá a liberação do ovócito pelo folículo maduro, pronto para ser fecundado, a ovulação ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Assim que o ovócito é liberado, forma-se uma estrutura no local do folículo que o liberou, essa estrutura é denominada corpo lúteo, que libera outro hormônio denominado progesterona, responsável por estimular o crescimento do endométrio e garantir que o embrião se fixe nas paredes uterinas e inicie a formação da placenta.
Esquema representando a descamação
do endométrio (menstruação)
Por outro lado, se a fecundação não acontecer, ocorre a menstruação que nada mais é do que a perda de sangue pela vagina resultante da descamação do endométrio. Ela ocorre quando o óvulo não é fecundado e quando o corpo lúteo degenera e deixa de produzir progesterona.
Portanto, no momento da ovulação as quantidades de LH e estrógeno no sangue estão altas e na segunda metade do ciclo há maior concentração de progesterona, pois esse hormônio é produzido apenas após a ovulação, pelo corpo lúteo.
No final do ciclo menstrual as taxas de hormônios sexuais femininos ficam baixa e logo em seguida um novo ciclo irá se iniciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.