08 maio, 2012

Lição de casa: Hábitos alimentares dos animais.

Pois é, apesar de simples esse tipo de pergunta é bem frequente, então resolvi fazer um post explicando detalhadamente o que são animais detritívoros, herbívoros, carnívoros ou onívoros, ou seja, o porque eles são classificados dessa forma.
Pois bem, como o próprio título do post já diz o que faz um animal ser  detritívoro, herbívoro, carnívoro ou onívoro,  é o seu hábito alimentar, ou seja, do que ele se alimenta, isso parece ser simples de entender, porém por questões de comportamento, alguns animais podem deixar de ser classificados como carnívoros por exemplo, não é só porque um urubu come carne que ele é carnívoro, vamos entender isso hoje. Vamos ver a definição para cada termo:
Urubus, animais detritívoros.
Detritívoros: São animais que se nutrem ingerindo matéria orgânica ou restos e partes mortais de outros seres, ou seja, são eles que deterioram outros animais que morrem, como é o caso dos urubus, hienas e alguns moluscos. Esses animais as vezes podem ser confundidos e serem classificados como carnívoros, mas não são, pois eles não caçam para comer, eles apenas comem os restos de animais mortos não por eles.

Coala, um animal herbívoro.
Herbívoro: Os animais herbívoros são aqueles animais que se alimentam de parte viva de plantas ou algas, que podem completar sua nutrição com carne mas de forma casual, ou seja, é uma coisa rara de acontecer. Os herbívoros ainda podem ser divididos em frugívoros, que são aqueles animais que se alimentam de frutas, como os morcegos; E os nectívoros, que tem o néctar  das plantas como fonte de energia, como as abelhas e as borboletas.

Tigre, com suas características
típicas de um carnívoro.
Carnívoros: Um animal é considerado carnívoro quando sua alimentação consiste em apenas carne, geralmente carne dos animais herbívoros. Animais carnívoros geralmente possuem características mais "selvagens", como garras e dentes afiados, que facilitam a sua caça, já que os carnívoros, ao contrário dos detritívoros, caçam a sua presa e depois se alimentam. Essas características servem para rasgar e triturar os tecidos dos animais mais facilmente.

Lobo Guará, um dos exemplos mais utilizados
de animal onívoro.
Onívoros: Animais onívoros são animais que se alimentam tanto de tecidos animais quanto de vegetais, ou seja, animais que comem carne e plantas. Alguns deles até ajudam na dispersão de sementes ao defecar, já que as sementes podem permanecer em suas fezes e fertilizar outros solos, como podemos observar no lobo guará, que pode se alimentar de aves, répteis, roedores, anfíbios, frutos, caules e até mesmo mel, além da planta Lobeira (Solanum lycocarpum) que é a planta que ele ajuda sua dispersão.

É importante que entendamos a classificação dos animais pelos seus hábitos alimentares pois elas são fundamentais para compreender outros conceitos, como a cadeia alimentar na qual é composta por todos os tipos de animais. Cada um desses animais tem o seu importante papel para o equilíbrio ecológico e são responsáveis por fazer com todos tenham o seu alimento garantido, alguns de um forma mais difícil, mas a natureza da o seu jeitinho e tudo fica perfeito e até mesmo nós conseguimos sobreviver.
_________________________________________________________________
Você também tem alguma dúvida que não deu tempo de perguntar ao seu professor na escola? Mande para nós e iremos te responder da melhor maneira possível. Além de estar obtendo novas informações você estará colaborando conosco.
Envie um e-mail para nós com a sua pergunta para o endereço: digo_silvaaa@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.