02 maio, 2012

Curiosidade: Por que choramos por emoções?

Esses dias uma amiga me fez essa pergunta bem interessante, e como a resposta é tão interessante quanto a pergunta resolvi transforma-la em um novo post.
Por que é difícil segurar as lágrimas
 em um momento de tristeza?
Primeiro é importante entender o que é lágrima e para que ela serve. Pois bem, a lágrima é um líquido produzido pelas glândulas lacrimais, e tem como principal função a de lubrificar os olhos e protege-los contra substâncias estranhas e infecções, quando há excesso de líquidos, as lágrimas transbordam pelas pálpebras e carregam consigo os corpos estranhos.
Até ai tudo bem, até porque grande parte dos mamíferos tem um sistema parecido, porém nenhum deles choram por emoção, o que acontece somente com os humanos, mas por que isso? 
Pesquisas revelam que o choro de origem emocional, como dor, tristeza, alegria, vitória, derrota, heroísmo, fraqueza, humilhação e outros sentimentos que fazem o pessoal derramar lágrimas por ai, tem origem de nossos antepassados, mas antepassados mesmo. Lá na pré-história, o choro teria surgido como uma expressão mímica para comunicar a dor, quando o homem estava ainda aprendendo a se comunicar. Alguns gestos já tinham surgidos, porém o homem precisava de mais ações que revelassem o que ele gostaria de expressar, eis que surgiu o choro.
O choro do bebê serve para chamar atenção
para que suas necessidades sejam realizadas.
Nos dias de hoje o choro pode ser comum em algumas culturas ou incomum em outras, por exemplo, numa tribo na Terra do Fogo, no sul da Argentina, os adultos gritam aos ouvidos dos bebês quando eles ameaçam chorar, geralmente para chamar a atenção, o que muda completamente o sentido do choro nessa cultura, por outro lado, é comum em países Islâmicos, homens chorarem em público em quanto as mulheres sofrem para segurarem suas lágrimas, ao contrário do que acontece nos países da América Latina - como no Brasil - onde chorar é coisa de mulher, e aprendemos que homem não chora, nem mesmo depois de uma desilusão amorosa, o máximo que pode acontecer é os homens beberem e procurarem consolo em músicas com letras melodramáticas como o sertanejo.
Chorar também pode
 expressar  alegria.
No ponto de vista médico, chorar faz bem, já que diversos problemas psicossomáticos e também episódios de depressão têm sua origem na repressão do choro. 
Portanto as emoções estão relacionadas diretamente ao contexto cultural de cada sociedade, mas de um modo geral o choro é como se fosse um instinto, que é despertado quando precisamos de ajuda, ou queremos expressar que estamos felizes, já que as lágrimas ajudam a pessoa não só a expressar suas necessidades, mas também a preenchê-las. Chorar funciona como uma descarga física e emocional, já dizia o filósofo romano Sêneca “As lágrimas aliviam a alma".



Para ler mais sobre esse assunto clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.