29 abril, 2012

Cera no ouvido: Remover ou não.

Muitos já devem ter se incomodado pela famosa cera de ouvido, que as vezes não apresenta um aspecto muito agradável, porém ela é mais importante do que muita gente pensa, e remove-la pode até prejudicar a saúde do nosso ouvido.
Mulher fazendo limpeza do cerúmen.
O cerúmen ou cerume, mais conhecida como cera de ouvido, é produzida pelas glândulas localizadas na região do ouvido externo. A cera é produzida para proteger a membrana timpânica, ou simplesmente tímpano, que é a região mais sensível do ouvido responsável pela audição. Como o cerúmen contém enzimas antibacteriana capazes de destruir a parede celular de algumas bactérias que poderiam causar infecção ou outros males, ela é fundamental para a saúde do ouvido. Além disso, o cerúmen por ser pegajoso impede a entrada de corpos estranhos, como insetos e poeira por exemplo, e pelo fato de ter o pH ácido, pode destruir organismo e evitar consideravelmente a infecção no canal do ouvido externo.
A cera é formada apenas na parte externa do ouvido, quando ela se encontra na parte interna próxima  ao tímpano, geralmente é porque ela foi empurrada até lá por algum objeto, como os famosos cotonetes, podendo interferir na audição do indivíduo, além de que a pele do tímpano é bem frágil e fácil de ser lesada.
Anatomia da orelha,
mostrando a localização da cera.
Com a mastigação e outros movimentos realizados pelo maxilar a cera em excesso se mistura com outras células mortas, além da sujeira e outras partículas, em seguida ela seca e se aglutina para então cair pela orelha.
Vários estudos realizados pelos especialistas, recomendam não usar cotonetes ou qualquer outro objeto para remover a cera, o que é recomendado é pingar algumas gotas de soro fisiológico ou água destilada para acelerar o processo de expelir a cera do ouvido. Os especialistas ainda destacam que ninguém deve se sentir sujo por apresentar cera de ouvido, pois como já falado, ela tem funções importantes que ajudam a manter o ouvido saudável.
Portanto o ideal é manter a cera quieta, e deixar que o seu organismo faça todo o trabalho, pois com certeza ele fará melhor do que você e dessa forma estará protegido de infecções. Salvo os casos de excesso de cerúmen que necessitam de intervenção médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.