Iguana Fêmea. |
Nessa semana o animal escolhido é o charmoso iguana (sim, é o iguana e não a iguana), que de uns anos para cá começou a ser domesticado e vem se tornando mais popular a cada dia que se passa, para conhecermos um pouco mais vamos dar uma olhada na sua classificação científica:
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Reptilia.
Ordem: Squamata.
Subordem: Sauria.
Família: Iguanidae.
Gênero: Iguana.
Pela classificação, é possível perceber que o iguana é um réptil da ordem dos escamados, que são compostos pelas serpentes, pelo grupo Amphisbaenia (representado pelas cobras cegas) e pelos lagartos que é onde os iguanas estão classificados.
Apesar de sua aparência um tanto assustadora, o iguana não é agressivo, e portanto pode ser facilmente domesticado, porém quando se sente ameaçado ele pode usar a sua cauda como chicote para se defender, além de arranhar com suas garras e poder até mesmo morder, mas isso só acontecerá se o iguana for manuseado de forma brusca, então é bom deixar as crianças bem longe desses animais.
Os iguanas podem chegar até dois metros, sendo que 2/3 do seu tamanho corresponde à cauda, eles são geralmente encontrados em coloração verde intenso nos mais jovens e ao envelhecer podem apresentar faixas escuras ao longo do corpo, porém podem variar ao tom marrom. Eles vivem em ambientes úmidos, mas são encontrados também na caatinga. Quando são jovens se alimentam de insetos e na fase adulta alimentam-se praticamente de brotos. Como os outros répteis ele possui sangue frio e precisa do sol para se aquecer.
Iguana macho, quando se sente ameaçado levanta a cabeça e exibe o papo. |
Para adquirir esse animal muito interessante, é preciso que se obtenha direto do cativeiro mantido pelo IBAMA, já que o animal deverá vir com um microchip que guardará um registro de compra. É importante ter cuidado com a higiene, pois os lagartos são conhecidos por transmitir a salmonelose, que é uma infecção causada por uma bactéria que pode causar diarreias e vômitos.
Se você esta pensando em adquirir um iguana, terá que se preparar, já que o iguana é um animal um tanto sensível, e portanto precisará de alguns cuidados especiais como um terrário limpo e com um bom sistema de aquecimento, além de umidade de 70% a 80% que pode ser controlada por um aparelho específico, ele precisará também de banhos de sol e deverá se exercitar para não ficar obeso. Sua alimentação quando jovem será de insetos pequenos, e quando adulta ele se alimentará de brotos como alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa e até queijo branco, e você deverá mante-lo limpo também, para isso basta um pano úmido para realizar a higiene, mas não se esqueça de cortar as unhas deles ou se não irá obter alguns arranhões.
Iguana em um terrário. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.