12 abril, 2011

Bicho da semana: Ornitorrinco.

Ornitorrinco nadando.

A cada semana iremos falar sobre um animal, para que possamos conhecer ele melhor, e nessa semana você ficará sabendo tudo sobre o Ornitorrinco. Esse animal muito interessante, parecido com um pouco ave, réptil e mamífero e com razões para isso. Para começarmos a entender um pouco mais toda essa confusão, vamos ver a classificação biológica dele:

Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Mamíferos.
Subclasse: Prototheria.
Ordem: Monotremata.
Família: Ornithorhynchidae.
Gênero: Ornithorhynchus.

Entendendo a classificação biológica podemos ir a diante e falar das características mais curiosas desse animal, por exemplo, é estranho imaginar um animal como esse sendo um mamífero, com esse bicão seria dificil imaginar ele mamando, porém a natureza é fantástica que as fêmeas não possuem tetas para amamentar os filhotes, a amamentação é um pouco diferente de tradicional, assim como os marsupiais, o filhote suga o leite que sai da pele da mãe, isso mesmo da pele. Outra característica interessante é que o Ornitorrinco junto com as Equidnas são os únicos animais que pertencem à ordem dos Monotremados, ou seja, são os únicos mamíferos que botão ovos, por isso as vezes ele é confundido com ave ou réptil.
O Ornitrrinco, é um animal semiaquático que é natural a Austrália e da Tasmânia. Ele é um animal de hábito noturno e crepuscular, carnívoro se alimenta de vermes, insetos, crustáceos de água doce, pequenos peixes e precisa comer pelo menos 20% do seu peso todos os dias, por isso passa boa parte do seu tempo procurando presas para se alimentar. Mais um fato curioso é que os Ornitorrincos rescém-eclodidos possuem dentes parecidos com os da aves, que ajudam a sair dos ovos, porém um adulto já não possui mais os dentes, o que substitui os dentes são as placas córneas (que estão presentes em grande parte dos répteis).  
Fêmea Ornitorrinco, com seus filhotes.
Na média, o Ornitorrinco pode ter cerca de 30 a 45 cm de comprimento e mais 10 a 15 cm de cauda, pesando de 0,5 a 2,0 kg  tendo uma diferença do macho e fêmea, sendo que o macho é maior do que as fêmeas. Sua espectativa de vida é de 17 anos em cativeiro e 11 em situações comuns, a fêmea bota cerca de 2 ovos que levam cerca de 10 dias para eclodir, os novos filhotes levam de 3 a 4 meses para desmamar e depois de 2 anos podem se reproduzir. O macho, possui esporões venenoso nos tornozelos, que podem ser fatal em pequenos animais, mas nos humanos não é letal, podendo causar apenas dores por causa do veneno. 
Os Ornitorrincos vivem em buracos feitos nas margens de rios ou lagos, que são encontrados em dois tipos diferentes, os abrigos construídos pelos machos e os abrigos construídos pelas fêmas, os construídos pelo macho serve como abrigo para ambos os sexos e é constuído na época de acasalamento, já o abrigo construído pela fêmea serve como ninho e é la que ela bota os ovos e choca-os.
Como são animais semiaquáticos eles podem mergulhar em busca de alimentos, esse mergulho dura em média 30 segundos, podendo se extender em até 40 segundos que é o limite da respiração aeróbica, o interessante é que quando os ornitorrincos mergulham eles fecham os olhos e as narinas, se orientando apenas pelo seu bico, que possui diversos receptores sensoriais que detectam os campos elétricos emitidos por suas presas.
Felizmente esse animal interessantissimo não possui nenhum risco de extinção, sua classificação quanto ao estado de conservação é denominado "pouco preocupante", mas todo cuidado é pouco, pois com a perda de território na Austrália o número de animais reduziram, porém existem diversos programas na Autrália visando proteger os ornitorrincos, já que ele é um animal muito especial e é tido como mascote do pais.


_________________________________________________________________


Você tem uma sugestão para o bicho da semana? Envie para o nosso e-mail que a sua sugestão poderá virar um post. Lembrando que o e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br | E não se esqueça de curtir o Caderno de biologia no face. Clique aqui.

4 comentários:

  1. É um animal muito interessante pra de estudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é interessante mesmo, assim como toda a natureza :D

      Excluir
  2. A natureza e suprema!! Quem é que não quer conhecer esse bicho?

    ResponderExcluir

O que achou?
Dê sua opnião, sempre sendo gentil e educado.