10 julho, 2012

Curiosidade: Como os peixes respiram?

Diversas espécies de peixes em um aquário.
Todos nós já vimos pelo menos uma vez um peixe não é mesmo? Alguns são bem bonitos e impressionam pela cor ou pelo tamanho, outros porém são mais discretos e quase que passam despercebidos pela maioria das pessoas.
Porém o que muitos se perguntam é como é que os peixes conseguem respirar em baixo d'água, já que nós humanos não conseguimos ficar mais de alguns minutos em baixo dela, podendo até causar afogamentos e até a morte em alguns.
Pois bem, o que permite que os peixes vivam embaixo d'água é um órgão especializado em retirar o oxigênio da água, que são as brânquias, responsáveis também pela respiração desse tipo de animal. A respiração dos peixes funcionam mais ou menos da seguinte maneira:
Brânquias ou guelras de peixe, órgão responsável
pela respiração desses animais.
Se você observar, vai notar que os peixes ficam engolindo a água muitas vezes, essa água - que contém oxigênio - chegam até as brânquias (também conhecidas por guelras) que possuem pequenos cílios que servem como filtro, que barram as impurezas como restos de alimentos, areias ou detritos. Depois, a água já filtrada passa pelas estruturas formadas por filamentos e lamelas, que é onde ocorre a troca gasosa pelo processo chamado difusão, já que a água concentra mais O2 e o sangue contém mais CO2 há uma tendência para que haja o equilíbrio dessas substâncias. Assim, o oxigênio da água atravessa as paredes permeáveis das lamelas e filamentos e entra na corrente sanguínea, enquanto o gás carbônico segue o sentido contrário. Para finalizar, enquanto o sangue leva oxigênio para todo o organismo do peixe, a água carregando gás carbônico atravessa as brânquias e deixa o corpo do peixe, encerrando assim a o ciclo da respiração dos peixes.
É importante lembrar que esse tipo de respiração só é feita pelos animais que possuem brânquias, os mamíferos aquáticos como a baleia e os golfinhos, respiram por outra forma, que é um assunto para um próximo post.

09 julho, 2012

Bionews: Programa para as férias.

Exposição mostra dinossauros em tamanho real.

Dinossauro em tamanho real
na exposição Era T-Rex.
Os dinossauros viveram na Terra durante cerca de 150 milhões de anos, durante a Era Mesozóica.
Reinaram em um planeta quente, cuja fauna (conjunto das plantas) quase não tinha flores. Não eram os únicos animais do pedaço: peixes, lagartos, rãs e até pássaros já habitavam a Terra, o que matou a fome de muitos desses gigantes.
Essa história é contada na exposição Era T-Rex, que reúne 40 réplicas eletronicamente animadas de dinossauros em tamanho real, no Shopping Interlar Aricanduva, em São Paulo.
Bichos chegam a 30 metros de comprimento.
O passeio começa em um cinema. Durante o filme, os espectadores sentem cheiros e ventos, tomam chuva e são ameaçados pela explosão de vulcões.
Em seguida, um guia paleontólogo conduz os visitantes exposição adentro. O cenário tenta recriar uma floresta da Era Mesozóica, habitada por gigantes de até oito metros de altura e 30 metros de comprimento.
Ali, é possível chegar perto de dinossauros como o Tiranossauro Rex e tocá-los.
A visita termina com brincadeiras. O objetivo é procurar réplicas de fósseis em um grande tanque de areia.

ANOTE NA AGENDA
Exposição Era T-Rex
QUANDO: até 27 de julho. De segunda a sexta, das 14h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h
ONDE: Shopping Aricanduva (av. Aricanduva, 5555; tel. 0/xx/11/3444-2000)
QUANTO: R$ 15 (para crianças até 12 anos; menores de cinco anos não pagam); R$ 30 para adultos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...