30 abril, 2012

Bionews: Beleza e amor.


Apreciar uma obra de arte e admirar a pessoa amada estimulam as mesmas áreas neurais.

©MEDVEDKA/SHUTTERSTOCK
Pessoas apaixonadas tendem a considerar sua cara-metade bonita, ainda que ela esteja longe de se encaixar nos padrões vigentes. Essa percepção ocorre porque amor e beleza ativam as mesmas regiões do cérebro. É o que sugere um estudo publicado na revista PLoS ONE – obras de arte estimulam áreas ligadas ao desejo e à sensação de euforia e bem-estar.
O neurobiólogo Semir Zeki e seus colegas do Laboratório de Neurobiologia da College London, na Inglaterra, exibiram a 21 pessoas de diferentes culturas mais de100 pinturas e composições musicais. Elas deveriam dizer se achavam as obras bonitas, feias ou indiferentes. Em seguida, os cientistas mostraram novamenteas produções aos voluntários, dessa vez monitorando sua atividade cerebral. Constataram que o cérebro dos participantes do estudo não apresentou reação significativa quando olhavam ou ouviam obras que não achavam bonitas nem feias.
As imagens que eles acharam belas ativaram intensamente o córtex medial orbitofrontal, considerado por muitos pesquisadores uma parte do sistema límbico, responsável por processos relacionados ao desejo e à avaliação de valor e beleza. Para Zeki, quando algo nos agrada esteticamente, há maior chance de desejá-lo. No experimento, foi observado principalmente o caso da arte visual: diante das obras preferidas, havia maior ativação do núcleo caudado, parte do cérebro que, como mostram pesquisas anteriores, reage quando olhamos para fotografias da pessoa amada.

29 abril, 2012

Cera no ouvido: Remover ou não.

Muitos já devem ter se incomodado pela famosa cera de ouvido, que as vezes não apresenta um aspecto muito agradável, porém ela é mais importante do que muita gente pensa, e remove-la pode até prejudicar a saúde do nosso ouvido.
Mulher fazendo limpeza do cerúmen.
O cerúmen ou cerume, mais conhecida como cera de ouvido, é produzida pelas glândulas localizadas na região do ouvido externo. A cera é produzida para proteger a membrana timpânica, ou simplesmente tímpano, que é a região mais sensível do ouvido responsável pela audição. Como o cerúmen contém enzimas antibacteriana capazes de destruir a parede celular de algumas bactérias que poderiam causar infecção ou outros males, ela é fundamental para a saúde do ouvido. Além disso, o cerúmen por ser pegajoso impede a entrada de corpos estranhos, como insetos e poeira por exemplo, e pelo fato de ter o pH ácido, pode destruir organismo e evitar consideravelmente a infecção no canal do ouvido externo.
A cera é formada apenas na parte externa do ouvido, quando ela se encontra na parte interna próxima  ao tímpano, geralmente é porque ela foi empurrada até lá por algum objeto, como os famosos cotonetes, podendo interferir na audição do indivíduo, além de que a pele do tímpano é bem frágil e fácil de ser lesada.
Anatomia da orelha,
mostrando a localização da cera.
Com a mastigação e outros movimentos realizados pelo maxilar a cera em excesso se mistura com outras células mortas, além da sujeira e outras partículas, em seguida ela seca e se aglutina para então cair pela orelha.
Vários estudos realizados pelos especialistas, recomendam não usar cotonetes ou qualquer outro objeto para remover a cera, o que é recomendado é pingar algumas gotas de soro fisiológico ou água destilada para acelerar o processo de expelir a cera do ouvido. Os especialistas ainda destacam que ninguém deve se sentir sujo por apresentar cera de ouvido, pois como já falado, ela tem funções importantes que ajudam a manter o ouvido saudável.
Portanto o ideal é manter a cera quieta, e deixar que o seu organismo faça todo o trabalho, pois com certeza ele fará melhor do que você e dessa forma estará protegido de infecções. Salvo os casos de excesso de cerúmen que necessitam de intervenção médica.

28 abril, 2012

Bioimagens: Sete maravilhas naturais.

Sexta-feira em ritmo de feriado prolongado e para abrir essa temporada de descanso resolvi publicar o nosso tesouro mais precioso, pelo menos assim eu considero, as sete maravilhas naturais, ou seja, a seleção feita pelo homem das coisas mais surpreendentes que a natureza tem a nos oferecer. Espero que gostem!

Grande Barreira de Coral, na Austrália.

Cataratas do Iguaçu, no Brasil e Argentina.

Grand Canyon, no Colorado nos EUA.

Vulcão Paricutín, no México. 

Baia de Guanabara, Brasil.

Monte Everest, no Nepal e China.

Aurora Boreal, ocorre em regiões polares do Planeta.

27 abril, 2012

Perguntas e respostas: Leão o rei da selva.

Por que o leão é o rei da selva? Eu nunca entendi essa maneira diferente que o povo tem de falar do leão. Ele não é um animal de grandes dimensões assim se comparado a outros animais como elefante, girafas,hipopótamos,búfalos (...) se colocarmos um leão sozinho numa jaula com um desses animais citados acima duvido eu que ele sairia vivo, os leões são covardes se não for um animal menor ou do tamanho dele ele nunca conseguiria abater sozinho concordam? Precisariam ir em grupos pra conseguir abater uma girafa, elefante ou búfalo eu acho (Jaime)
Pois é, em muitos lugares ouvimos falar ou lemos que o leão é o rei da selva, em desenhos animados então, o assunto é bem explorado, porém como o nosso amigo Jaime disse o leão não aparenta ser tão bonzão como falam por ai.
Tem ou não tem pose de rei?
Na verdade, apesar dos argumentos super válidos do Jaime, o que faz com que o leão seja considerado o rei da selva é o fato dele não possuir nenhum predador natural, ou seja, nenhum outro animal por maior que seja não ousa atacar o leão, até porque os animais que ele citou em sua pergunta (elefante, girafa, hipopótamo e búfalo) são todos herbívoros, e só atacam para se defender, por isso o leão está no topo da cadeia alimentar, perdendo apenas para nós humanos (que mata tudo para comer e/ou vender).
Leoas atacando um hipopótamo,
provavelmente para o leão se alimentar.

Outro fato que pode ter levado a essa dominação aos leões é que os machos que possuem um grupo não caçam, quem caça são as fêmeas. Depois de abaterem a presa, as fêmeas se afastam e permitem que o leão seja o primeiro a comer, só depois que ele se sentir saciado é que os outros membros do grupo (as fêmeas e os jovens) poderão se servir. Tratamento de rei! Somente quando não tem fêmeas é que os leões vão a caça, mas geralmente ficam com fome, pois são péssimos caçadores.
Pois é, querendo ou não os leões são criaturas fantásticas e eles passam um ar de rei mesmo, com aquela juba e aquele olhar penetrante, convenhamos que ele de fato merece ter essa dominação de rei da selva, não é mesmo?
Leão devorando sua caça,
que provavelmente foi uma fêmea que trouxe.

26 abril, 2012

Bicho da semana: Tucano.

Tucano Toco (R. toco)
Hoje é o dia de falar sobre algum animal em especial, e o escolhido dessa semana foi o Tucano, que é uma ave tipica da América Central e América do Sul. Como sempre fazemos, vamos analisar primeiro a classificação científica do tucano para podermos entender um pouco mais sobre esse animal.
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Aves.
Ordem: Piciformes.
Família: Ramphastidae.
Gênero: Ramphastos.

O tucano é uma ave da ordem Piciformes, que inclui aves de tamanho médio e que habitam o meio arbóreo (nas árvores). A ordem dos piciformes incluem cerca de 350 espécies que incluem várias aves como os tucanos e os pica-paus. Quanto a família Ramphastidae, o que chama atenção nos animais que fazem parte dessa família, são os bicos grandes e coloridos, como o do tucano.
A alimentação dos tucanos é constituída basicamente de frutas, já que o seu trato gastrointestinal é pequeno e as frutas são de fácil digestão, porém para adquirir proteína os tucanos se alimentam também de insetos, pequenas presas como perereca e lagartos e até mesmo ovos de outras aves.
Tucano Verde (Ramphastos dicolorus).
Segundo a UCs (Unidade de conservação), algumas espécies do gênero Ramphastos, como o Tucano-toco (Ramphasto toco) estão "ameaçadas" ou "quase ameaçadas" de extinção, por isso existem vários projetos de proteção aos tucanos, já que eles sofrem muito com o mercado negro de aves exóticas.
O tucano como é um animal de região tropical ele não suporta o frio, outra coisa  que ele não suporta é viver em cativeiro, alguns animais podem recusar se alimentar pois vivem extremamente infelizes quando em cativeiro, salvo casos em que os animais nascem em cativeiro como em locais que visam preservar espécies e até mesmo em zoológicos. Apesar do tamanho do bico, ele não é pesado, pois é feito de tecido ósseo esponjoso, que é o mesmo tecido dos nossos ossos. Também não é um bico muito forte, já que o maxilar não oferece condições para que o bico seja usado como instrumento de ataque por exemplo. Outra característica física que pode ser notada nos tucanos são os pés zigodáctilos, que são dois dedos voltados para frente e dois para atrás, que é característica típica de animais que ficam em árvores. O sexo dos tucanos só pode ser definido com exame de DNA, pois não há dimorfismo sexual, ou seja, não da para saber apenas olhando qual é o macho e qual é a fêmea.
Tucano toco em voo.
O Tucano é um daqueles animais que quando você olha não quer parar de olhar, de tão bonito que é, porém se você tem essa mesma sensação o ideal é comprar um quadro ou uma foto dele, pois além de dar muito trabalho para mante-lo em cativeiro o ideal é que ele viva na natureza, pois lá é o lugar dele, e se não houvesse a interferência do homem ele com certeza não estaria nem um pouco ameaçado de extinção. Por isso é importante conscientizar-se e respeitar toda a natureza!
_________________________________________________________________

Você gosta de algum animal que ainda não falamos aqui? Tem a curiosidade de saber mais sobre um determinado animal? Made sua sugestão para publicarmos sobre o seu animal preferido.
Lembrando que o e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br
E não se esqueça de nos visitar no facebook: Caderno de Biologia no Face. 

25 abril, 2012

Curiosidade: Por que os cães "ciscam"?

Muitos já devem ter reparado no curioso movimento que é feito pelos cães geralmente após urinar, de ciscar como uma galinha.
Chega até ser engraçado, mas esse gesto é muito importante para os cães, pois serve para marcar território, já que os coxins (almofadinhas da pata) contém glândulas odoríferas, que fornecem informações identificadas através do olfato, que é absurdamente mais potente quando comparado com o olfato dos humanos. Quando os coxins são pressionados liberam uma substância fabricada pela glândula odorífera que contém o cheiro do cão e pode informar suas características para outros cães, como saúde, peso, tamanho e vigor geral do marcador, que geralmente é um macho, mas as fêmeas podem também realizar essa ação.
Coxins na pata de um cão.
Além de "ciscar" outras ações feitas pelos cães também são responsáveis por marcar território, como urinar e latir. Isso é uma característica do cão, natural deles, por isso o ideal é respeita-los pois estão apenas querendo marcar território e mostrar o quão bom eles podem ser.
Pode ser estranho de se ver, mas é natural do animal.

24 abril, 2012

Lição de casa: Principais filos do reino animal.

Olá pessoal, hoje resolvi postar um assunto que ajudará muito os estudantes do ensino médio, principalmente do terceiro ano, já que os principais filos do reino animal e suas principais características são conteúdos que estão presente na grade curricular dessas séries.
O reino animal é composto por diversos filos, mas praticamente nove deles é que são os mais estudados e os mais importantes, claro que cada filo tem a sua importância para a biologia, porém é difícil falar de todos eles. Os filos são separados de acordo com a complexidade do animal, pela ordem dos mais simples aos mais complexos podemos citar: Poríferos, Cnidários, Platelmintes, Nematodes, Moluscos, Annelideos, Artrópodes, Equinodermos e Cordados.

Esponja marinha.
Poríferos:
Vamos começar pelo filo mais simples, o dos poríferos, ou conhecidos também como esponjas. Esse filo reúne animais primitivos, como já citado as esponjas, que podem ser marinhas (de água salgada) ou viverem em água doce. Os animais presentes nesse filo são considerados sem folhetos germinativos, as suas principais células são os coanócitos, pinacócitos, porócitos, miócitos e amebócitos. 

Antozoário, muitas vezes confundido com planta.
Cnidários:
Os principais representantes dos cnidários são as hidras, as águas-vivas, as anêmonas e os corais. A maioria deles são marinhos, porém algumas espécies de hidras podem viver em água doce. O que define um cnidário é a presença de uma célula especializada denominada de nematocisto, que contém organelas urticantes que servem para atacar suas presas ou defender-se, os cnidários apesar de serem animais bonitos podem causar sérios danos a nós humanos, com seus nematocistos podem causar queimaduras graves devido as organelas urticantes. A vespa do mar (Chinorex fleckeri) um cnidário da classe cubozoa está entre os animais mais perigosos e pode causar a morte em um ser humano em pouco tempo, devido a concentração de nematocisto em seus tentáculos.

Planárias com océleos visíveis.
Platelmintes:
O nome desse filo é derivado do grego e quer dizer verme achatado, tem esse nome por ter o corpo bem achatado mesmo, são acelomados, ou seja, não possuem cavidade corpórea para formar órgãos e é o primeiro filo a começar o processo de cefalização (formação de cabeça). Seus principais representantes são as planárias, que são de vida livre e as tênias e solitárias que são parasitas.


W. bancrofti, causador da elefantíase.
Nematodes:
Esse filo também tem o seu nome derivado do grego e quer dizer vermes cilíndricos, ao contrário dos platelmintes são pseudocelomados, ou seja, eles não possuem uma cavidade própria, o que acontece é um espaço que sobra entre um tecido e outro e origina a pseudocele. A maioria dos animais encontrados nesse filo são parasitas e os principais representantes desse filo são as lombrigas e os vermes do amarelão, alguns dos animais presentes nesse filo são responsáveis por diversas doenças como a elefantíase.


Nudibrânquios ou lesma do mar.
Moluscos:
São animais de corpo mole, alguns possuem conchas de calcário que os protegem como por exemplo as ostras e os caracóis. Alguns desses moluscos como as ostras são famosos por produzirem as valiosas pérolas, isso ocorre quando um corpo estranho, como um grão de areia, se instala entre a concha e o corpo do animal, com o mecanismo de defesa, o animal começa a produzir camadas nacaradas ao redor do grão de areia, com a intenção de isola-lo da parte mole do animal. 
A principal espécie de "fabricadora" de pérolas é a Pinctada margaritifera que vive no oceano Pacífico. Outros animais também são considerados como representantes desse filo, como a lesma, o polvo, a lula e os mexilhões.

Minhoca.
Annelideos:
O nome desse filo se deve ao fato de que esses animais possuem anéis repetidos, como as minhocas e as sangue-sugas. As minhocas possuem tamanhos variados entre 10 cm, porém na Austrália é encontrado uma minhoca gigante que pode medir até 3 metros de comprimento, aqui no Brasil também existe uma espécie, Rhinodrilus fafner, que pode chegar aos 2 metros de comprimento.

Diversos representantes do filo dos Artrópodes.
Artrópodes: 
O maior filo de todo o reino animal, o filo dos artrópodes correspondem a mais de 75% de todas as espécies existente no mundo, ou seja, a cada 100 animais 75 deles são Artrópodes. Todos os representantes possuem características marcantes como pernas articuladas, como sugere o nome do filo, além dessa característica todos eles também possuem exoesqueleto, formado por uma substância chamada quitina, que oferece sustentação e proteção ao animal. 
Seus principais representantes são os Insetos (Ex: Barata), os Aracnídeos (Ex: Aranhas) e os Crustáceos (Ex: Siri). 

Bolacha do mar,
facilmente encontrada na praia.
Equinodermos:
Também tem o seu nome derivado do grego e significa pele de espinho, algumas espécies possuem sua pele revestida por espinhos. Os equinodermos são os primeiros animais a possuírem endoesqueleto formado por ossículos de calcário que garante a sustentação do animal e todos animais desse filo são exclusivamente marinhos, ou seja, vivem em água salgada. Seus principais representantes são as estrelas e os ouriços-do-mar.



Diversos representantes do filo dos cordados.
Cordados:
Finalmente o nosso filo! O filo que é destingido por praticamente três características: A notocorda, que é uma espécie de bastão flexível, maciço e localizado na região dorsal e mediana do corpo, responsável pela sustentação do embrião, que pode ou não desaparecer com o crescimento do animal. As fendas branquiais que são estruturas exclusivas dos cordados, que também são embrionárias e podem ou não desaparecer com o crescimento do animal. Outra característica é o sistema nervoso dorsal, que é bastante desenvolvido e forma o encéfalo que é protegido pelo crânio. Seus principais representantes são os mamíferos, os répteis, as aves e os anfíbios.

________________________________________________________________

Acabamos, porém o que esse texto traz são apenas algumas características fundamentais. Para saber mais procure livros específicos de zoologia, lá você irá encontrar características detalhadas de cada filo e de cada classe. Para mais informações me envie um e-mail que poderei indicar alguns livros. Lembrando sempre o e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br

23 abril, 2012

Bionews: Cabelo humano em camundongos.

Japoneses "ensinam" cabelo humano a crescer nas costas de camundongo.

Com o perdão do trocadilho, a imagem é de arrepiar os cabelos: um tufo de cabelo humano crescendo no dorso de um camundongo de uma linhagem naturalmente "pelada".
Os responsáveis pela visão inusitada são Takashi Tsuji e seus colegas da Universidade de Ciência de Tóquio, no Japão. Em artigo recém-publicado na revista científica "Nature Communications", eles mostram como conseguiram uma integração do cabelo humano muito similar à natural no organismo dos roedores.
Em tese, a técnica, que partiu do cultivo em laboratório de folículos capilares de um homem com calvície, poderia ser um novo caminho para tratar a calvície.
O ponto importante do estudo japonês é que ele conseguiu fazer com que os cabelos implantados nos camundongos ficassem realmente conectados com a pele do animal, incluindo terminações nervosas e músculos que fazem os pelos arrepiarem.
Os pesquisadores também mostraram que esses cabelos passam pelo ciclo normal de crescimento, queda e reposição da cabeleira natural.

Camundongo sem pelos tem cabelos de origem humana (negros) em suas costas,
 em pesquisa de cientistas japoneses.


22 abril, 2012

22 de Abril: Dia da Terra.

Planeta Terra ou simplesmente casa.
Para aqueles que ainda não sabem, hoje é comemorado o dia da Terra, o dia da nossa querida casa e eu resolvi homenageá-la fazendo um post especialmente sobre ela.
O "Dia da Terra" foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970, com o objetivo de criar uma consciência em todos nós humanos para a preservação da biodiversidade e a proteção à Terra.
Muitas vezes, nós nem nos damos conta de quão importante a Terra é para nós, pois como já disse é nossa casa, temos como dever de preservá-la e cuidar dela da melhor forma possível. Hoje infelizmente é o dia em que pessoas do mundo todo se unem para protestar contra os problemas que apenas nós - seres humanos dotados de capacidade de raciocinar - causamos contra ela, eu digo infelizmente pois isso não era para acontecer, nós como únicos animais com a capacidade de raciocínio somos também os únicos responsáveis de causar prejuízos gigantescos para a natureza. Claro que precisamos viver, e para isso é necessário alguns sacrifícios, mas precisamos obter o pensamento de desenvolvimento sustentável, no qual o dano causado contra a natureza é bem menor do que o atual.
Créditos: biologia da depressão
Todos nós podemos contribuir para que a nossa "casa" seja tratada com mais respeito, para isso é necessário que mudemos simples atitudes que temos em nosso dia-a-dia... Aquelas ações que tanto ouvimos falar e nem damos tanta importância assim, como:
▪ Não jogar lixo no chão: Nem mesmo aquele papel de bala que parece insignificante. Faça a boa ação e guarde-o em seu bolso para jogar em um lixo mais próximo.
▪ Não desperdice água: Ela é o nosso bem mais precioso, sem ela não vivemos, portanto utilize-a com consciência.
▪ Ame a natureza: Ensine ao maior número de pessoas que puder a amar a natureza, mostre como ela é fantástica e ensine que sem ela não somos nada.
Com essas e outras ações você com certeza estará contribuindo para uma Terra melhor, ou seja, estará cuidando da sua e da nossa casa, para que outras pessoas que ainda estão por vir, possam usufruir e emprisionar-se com a beleza que ela tem a nos revelar!
É como diz uma frase que eu gosto muito: "Para proteger a natureza é necessário emocionar-se com ela, mas para poder emocionar-se é necessário protege-la da melhor maneira possível."
Eu já me emocionei, e você?


E é possível não emocionar com isso?

21 abril, 2012

Bioimagens: Animais no ventre.

Olá pessoal, hoje resolvi publicar algumas imagens pra lá de interessantes.
Um documentário apresentado pela National Geographic, chamado "In the womb" (No ventre) mostra imagens obtidas a partir de ultrassonografia e computação gráfica, de mamíferos ainda no útero de sua mãe, prestes a nascer.
Veja abaixo algumas imagens selecionadas por mim e me diga se a natureza é ou não é simplesmente fantástica.
Cão com 63 dias.
Gato.
Lobo
Golfinho.

Elefante.
Legal né?
Palmas para a natureza que mesmo com o homem em seu caminho continua surpreendendo.

20 abril, 2012

Perguntas e respostas: Procarionte x Eucarionte



Qual a diferença entre uma célula procarionte e uma célula eucarionte? (Joquebed).


Estava passando pelo yahoo respostas e me deparei com essa pergunta que creio eu que já respondi umas trocentas e trinta e sete vezes, e como aqui no nosso blog hoje é o dia da pergunta vou tentar responde-la de uma forma bem legal...
Primeiro vamos entender o significado das palavras, que dessa forma fica mais fácil de compreendermos:
PROCARIONTES: do grego PRO=primeiro; primitivo; anterior; antes. / KARYON=nós ou amêndoa, que interpretamos como Núcleo.
EUCARIONTES: do grego EU=verdadeiro. / KARYON=nóz ou amêndoa, que interpretamos como Núcleo.
Sabendo o que as palavras significam já fica mais fácil de compreender como são classificadas.

Célula Procariótica
Célula Procarionte:
São as células mais primitivas, como o nome diz, possuem o núcleo antigo, ou seja, elas apresentam material genético (DNA), porém não é organizado por uma membrana envolta - como a carioteca - alguns autores consideram a célula procariótica sem a presença de núcleo, mas é importante lembrar que todas possuem material genético que é espalhado em todo o citoplasma. Além de não possuir núcleo as células procariontes também não possuem algumas organelas que podem ser encontradas nas células eucariontes.
As células procariontes podem ser encontradas no reino da Moneras, que é representado pelas bactérias e cianobactérias (algas unicelulares azuis ou cianofíceas). 

Célula Eucarionte:
Célula Eucarionte.
São as células que compõe a maioria das espécies de seres vivos. Como o nome diz, possuem o núcleo verdadeiro, ou seja, o material genético (DNA) é organizado por uma membrana envoltória denominada de carioteca. 
As células eucariontes são consideradas mais desenvolvida pois além de possuir o material genético organizado, possuem diversas organelas que ajudam no metabolismo e organização celular.
Esses tipos de células são encontrados em todos os outros reinos excluindo o monera. Como o reino dos Protozoários (Protistas), dos Fungos (Fungi), dos Vegetais (Plantae) e dos Animais (Animalia).
_________________________________________________________________
Espero que esse post seja muito útil para esclarecer a dúvidas de muitos que fazem essa pergunta. E não se esqueça! Se tiver alguma dúvida não esclarecida envie para o meu e-mail que procurarei responder o mais rápido possível. O e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br


19 abril, 2012

Bicho da semana: Iguana

Iguana Fêmea.
Nessa semana o animal escolhido é o charmoso iguana (sim, é o iguana e não a iguana), que de uns anos para cá começou a ser domesticado e vem se tornando mais popular a cada dia que se passa, para conhecermos um pouco mais vamos dar uma olhada na sua classificação científica:
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Reptilia.
Ordem: Squamata.
Subordem: Sauria.
Família: Iguanidae.
Gênero: Iguana.

Pela classificação, é possível perceber que o iguana é um réptil da ordem dos escamados, que são compostos pelas serpentes, pelo grupo Amphisbaenia (representado pelas cobras cegas) e pelos lagartos que é onde os iguanas estão classificados.
Apesar de sua aparência um tanto assustadora, o iguana não é agressivo, e portanto pode ser facilmente domesticado, porém quando se sente ameaçado ele pode usar a sua cauda como chicote para se defender, além de arranhar com suas garras e poder até mesmo morder, mas isso só acontecerá se o iguana for manuseado de forma brusca, então é bom deixar as crianças bem longe desses animais.
Os iguanas podem chegar até dois metros, sendo que 2/3 do seu tamanho corresponde à cauda, eles são geralmente encontrados em coloração verde intenso nos mais jovens e ao envelhecer podem apresentar faixas escuras ao longo do corpo, porém podem variar ao tom marrom. Eles vivem em ambientes úmidos, mas são encontrados também na caatinga. Quando são jovens se alimentam de insetos e na fase adulta alimentam-se praticamente de brotos. Como os outros répteis ele possui sangue frio e precisa do sol para se aquecer.
Iguana macho, quando se sente
ameaçado levanta a cabeça e exibe o papo.
Para adquirir esse animal muito interessante, é preciso que se obtenha direto do cativeiro mantido pelo IBAMA, já que o animal deverá vir com um microchip que guardará um registro de compra. É importante ter cuidado com a higiene, pois os lagartos são conhecidos por transmitir a salmonelose, que é uma infecção causada por uma bactéria que pode causar diarreias e vômitos. 
Se você esta pensando em adquirir um iguana, terá que se preparar, já que o iguana é um animal  um tanto sensível, e portanto precisará de alguns cuidados especiais como um terrário limpo e com um bom sistema de aquecimento, além de umidade de 70% a 80% que pode ser controlada por um aparelho específico, ele precisará também de banhos de sol e deverá se exercitar para não ficar obeso. Sua alimentação quando jovem será de insetos pequenos, e quando adulta ele se alimentará de brotos como alface, escarola, laranja, banana, cenouras raladas, flores de hibisco, ipê, pétalas de rosa e até queijo branco, e você deverá mante-lo limpo também, para isso basta um pano úmido para realizar a higiene, mas não se esqueça de cortar as unhas deles ou se não irá obter alguns arranhões.

Iguana em um terrário.

18 abril, 2012

Qual a diferença entre sapo, rã e perereca?

Para muitos, esses três animais são considerados a mesma coisa, só se diferenciam pelo nome, outros vão mais além e concluem que o sapo é o pai, a rã é a mãe e a perereca é a filha, mas infelizmente estão todos errados, pois existem diferenças facilmente notáveis. Apesar dos três animais pertencerem à mesma ordem - dos Anuros - eles diferem desde sua características físicas até em seus habitats.
                                                                                                                                                                   
Sapos. 
Os sapos possuem aparência estranha, e sua epiderme é coberta de verrugas, eles possuem glândulas responsáveis pela fabricação de veneno, que pode irritar nossas mucosas, porém o veneno só é liberado quando o sapo sofrer uma pressão interna muito forte, como por exemplo ser pisado. Por terem as pernas curtas os seus saltos são limitados. Eles preferem viver em terra firme e possuem cerca de 2 a 25 cm e estão distribuídos em aproximadamente 300 espécies.
Sapo Cururu, muito comum no Brasil.
Rãs.
As rãs ao contrário dos sapos possuem a pele lisa e brilhante, é considerada em muitos países um prato de elite, como se fosse nossa picanha, por ser carne branca, magra ou seja, sem colesterol e de fácil digestão, além de ter teor alto de proteínas e sais minerais e por isso é muito consumida, porém é preciso ter cuidado, pois cerca de 40% das rãs são venenosas, e a espécie mais conhecida pelo seu poderoso veneno é a rã de ouro (Phyllobates terribilis), que com o seu veneno pode provocar contrações musculares e até parada cardíaca. As pernas das rãs são longas e por isso podem dar saltos altos, além de as pernas traseiras possuírem membranas entre os dedos que auxiliam a rã nadar, já que elas vivem em lagoas e o seu tamanho varia de 9,8 milímetros  até 30 cm e estão distribuídas em cerca de 4 mil espécies no mundo todo.
Phyllobates terribilis, ou rã de ouro, um dos animais mais venenosos do mundo.
Pererecas.
As pererecas geralmente são bem menores do que os sapos e as rãs, muitas espécies não passam dos 10 cm. Uma de suas principais características são os olhos esbugalhados e suas pernas finas e longas que permitem que a perereca possa dar saltos bem altos, mas altos mesmo, cerca de 2 metros de altura, além disso, as pererecas apresentam discos, como ventosas, nas pontas de seus dedos que permitem subir em superfícies verticais, como paredes ou galhos de árvores, que são onde costumam viver e estão distribuídas entre aproximadamente 700 espécies descrita.
Perereca. Reparem nos olhos e nas ventosas.
Legal né? Agora você já sabe a diferença entre cada um desses animais, que sofrem muito preconceito e infelizmente são mortos frequentemente pelo fato de um ser humano sentir nojo ao vê-lo... Isso é totalmente sem noção, nós temos o dever de respeitar todos os seres vivos, por isso quando ver algum desses anuros, por mais estranho que ele seja, não o maltrate, afinal, eles são muito mais importantes do que aparentam. A natureza agradece!

08 abril, 2012

Os coelhos botam ovos?

Eis que volto depois de quase um ano, mas como dizem por ai "antes tarde do que nunca" não é mesmo?

Pois bem, em ritmo de páscoa eis que me deparo com uma pergunta dessa- O coelho(a) bota ovo? - no momento pensei: "que coisa absurda", porém comecei a pensar. Nós somos educados dessa maneira. Desde que me conheço por gente desenho na páscoa o coelho e um ovo, mas na escola aprendi que coelho era um mamífero e nunca botou e nunca vai botar ovinhos, muito menos de chocolate.

Legal, mas e ai? Qual é o lance do coelhinho? Ok vamos falar um pouco sobre história...
Tudo começou com os cristãos (mais ou menos na época das Cruzadas), os cristãos pintavam ovos de galinha com a cor vermelha, para simbolizar o sangue de Cristo, isso na Europa Ocidental, mas na China também era comum as pessoas pintarem ovos e darem como presente, mas o legal mesmo começou a acontece no século XVII na Inglaterra, onde as pessoas tiveram a magnifica ideia de fazer ovos de chocolate para presentear os seus entes queridos, afinal ovos de galinha pintado não era um presente tão legal de se receber, mas somente em 1960 o famoso ovo da páscoa começou a ser industrializado. Ta mas e por que tem que ser ovo? Pois o ovo representa vida, pureza, fertilidade, chocolate, enfim... E o que o coelho tem haver com isso? Já ouviu dizer que os coelhos se reproduzem rapidamente? Sim, pois é pois é, são cerca de 09 coelhinhos bonitinhos que uma coelha mãe pode ter a cada gestação que dura apenas 30 dias, ou seja, depois de um mês chegam mais "fabricadores de ovos"!

Até que eram legais

Mas sem comparação com isso!

Mas concluindo... Coelho, ovo e chocolate, não tem absolutamente nada haver, o que aconteceu foi uma confusão que deu muito certo:
Ovo (simboliza vida) + Coelho (simboliza fertilidade) + Chocolate (ótima ideia) = Ovo da páscoa de chocolate.

Que beleza não é mesmo? Bom agora que você sabe de onde surgiu toda essa história talvez aproveite melhor o seu ovo da páscoa que era para comer hoje mas provavelmente você está desde o carnaval comendo e não sobrou nenhum para hoje. Triste isso...


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...