12 abril, 2011

Bicho da semana: Ornitorrinco.

Ornitorrinco nadando.

A cada semana iremos falar sobre um animal, para que possamos conhecer ele melhor, e nessa semana você ficará sabendo tudo sobre o Ornitorrinco. Esse animal muito interessante, parecido com um pouco ave, réptil e mamífero e com razões para isso. Para começarmos a entender um pouco mais toda essa confusão, vamos ver a classificação biológica dele:

Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Mamíferos.
Subclasse: Prototheria.
Ordem: Monotremata.
Família: Ornithorhynchidae.
Gênero: Ornithorhynchus.

Entendendo a classificação biológica podemos ir a diante e falar das características mais curiosas desse animal, por exemplo, é estranho imaginar um animal como esse sendo um mamífero, com esse bicão seria dificil imaginar ele mamando, porém a natureza é fantástica que as fêmeas não possuem tetas para amamentar os filhotes, a amamentação é um pouco diferente de tradicional, assim como os marsupiais, o filhote suga o leite que sai da pele da mãe, isso mesmo da pele. Outra característica interessante é que o Ornitorrinco junto com as Equidnas são os únicos animais que pertencem à ordem dos Monotremados, ou seja, são os únicos mamíferos que botão ovos, por isso as vezes ele é confundido com ave ou réptil.
O Ornitrrinco, é um animal semiaquático que é natural a Austrália e da Tasmânia. Ele é um animal de hábito noturno e crepuscular, carnívoro se alimenta de vermes, insetos, crustáceos de água doce, pequenos peixes e precisa comer pelo menos 20% do seu peso todos os dias, por isso passa boa parte do seu tempo procurando presas para se alimentar. Mais um fato curioso é que os Ornitorrincos rescém-eclodidos possuem dentes parecidos com os da aves, que ajudam a sair dos ovos, porém um adulto já não possui mais os dentes, o que substitui os dentes são as placas córneas (que estão presentes em grande parte dos répteis).  
Fêmea Ornitorrinco, com seus filhotes.
Na média, o Ornitorrinco pode ter cerca de 30 a 45 cm de comprimento e mais 10 a 15 cm de cauda, pesando de 0,5 a 2,0 kg  tendo uma diferença do macho e fêmea, sendo que o macho é maior do que as fêmeas. Sua espectativa de vida é de 17 anos em cativeiro e 11 em situações comuns, a fêmea bota cerca de 2 ovos que levam cerca de 10 dias para eclodir, os novos filhotes levam de 3 a 4 meses para desmamar e depois de 2 anos podem se reproduzir. O macho, possui esporões venenoso nos tornozelos, que podem ser fatal em pequenos animais, mas nos humanos não é letal, podendo causar apenas dores por causa do veneno. 
Os Ornitorrincos vivem em buracos feitos nas margens de rios ou lagos, que são encontrados em dois tipos diferentes, os abrigos construídos pelos machos e os abrigos construídos pelas fêmas, os construídos pelo macho serve como abrigo para ambos os sexos e é constuído na época de acasalamento, já o abrigo construído pela fêmea serve como ninho e é la que ela bota os ovos e choca-os.
Como são animais semiaquáticos eles podem mergulhar em busca de alimentos, esse mergulho dura em média 30 segundos, podendo se extender em até 40 segundos que é o limite da respiração aeróbica, o interessante é que quando os ornitorrincos mergulham eles fecham os olhos e as narinas, se orientando apenas pelo seu bico, que possui diversos receptores sensoriais que detectam os campos elétricos emitidos por suas presas.
Felizmente esse animal interessantissimo não possui nenhum risco de extinção, sua classificação quanto ao estado de conservação é denominado "pouco preocupante", mas todo cuidado é pouco, pois com a perda de território na Austrália o número de animais reduziram, porém existem diversos programas na Autrália visando proteger os ornitorrincos, já que ele é um animal muito especial e é tido como mascote do pais.


_________________________________________________________________


Você tem uma sugestão para o bicho da semana? Envie para o nosso e-mail que a sua sugestão poderá virar um post. Lembrando que o e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br | E não se esqueça de curtir o Caderno de biologia no face. Clique aqui.

09 abril, 2011

Curiosidade: Os 10 animais mais fedidos do mundo.

Quem de nós nunca falamos a famosa frase "Ai, que belezinha!!!", quando vemos aqueles animais pela TV, Internet, revistas ou em outro meios? Porém nós nunca se quer imaginaríamos o quanto alguns deles podem ser fétidos, sim isso mesmo, na natureza não é só o gambá que é fedido não, vamos conhecer os 10 seres mais fedorentos do reino animal.

Nº10: Porco Espinho.
 O porco espinho pertence a familia dos mamíferos e é um roedor, o que da origem ao seu nome é o seu mecanismo de defesa que contam com espinhos de até 8 cm.
Ele ocupa nosso décimo lugar pois no ato do acasalamento o macho banha a fêmea com urina, isso mesmo, com xixi,  isso faz parte do ritual de acasalamento e e a fêmea não se opuser significa que eles estão prontos para se acasalar.

Nº09: Raposa Vermelha.
Esse mamífero bem simpático pode ser um tanto fedidinho, por possuírem glândulas de odor semelhantes a do gambá, elas não possuem um odor muito agradável ao olfato humano. A secreção produzida pelas glândulas servem para marcar o território das raposas, que cá pra nós, não deve ser nem um pouco cheiroso, além da secreção a sua urina tem um cheiro muito forte, que pode lembrar muito o cheiro nada agradavél do gambá.


Nº08: Castor.
Chegamos a mais um roedor muito curioso, esse animal é um mamífero semi-aquático e ainda assim, ocupa o oitavo lugar da nossa lista. Os castores são conhecidos pela sua incrivel habilidade de construir diques, que podem ser muito benéfico ao meio-ambiente, porém o que faz ele ocupar o oitavo lugar é a produção de uma secreção oleosa chamada castóreo, que serve como ipermeabilizante natural, e acreditem ou não, mas essa secreção é usada em perfumes.

Nº07: Percevejo "Maria-fedida"
E eis que aparece o primeiro inseto em nossa lista. Nezara viridula como é conhecida no meio cientifico é um percevejo da família dos pentatomídeos e acredite se quiser, mas um inseto tão pequeno pode feder e muito, alguns até já tiveram a infelicidade de "provar" o seu odor, esse forte odor se deve ao mecanismo de defesa que quando acionado libera um líquido que é produzido  pelas glândulas odoríferas, que pode resultar em um gosto nada agradável para alguns passáros.

Nº06: Boi-almiscarado.
Esse mamífero da família dos bovinos, que pode chegar a até 400kg ao contrário da maioria dos animais que apareceram até agora não possue nenhuma glandula que seja responsável pelo seu cheiro desagradável, o mal cheiro se deve pela urina desse animal, que eles usam para marcar o território, o cheiro da urina é tão forte que pode até fazer o homem chorar.

Nº05: Glutão ou Carcaju.
Esse mamífero que parece com um urso e pode pesar até 30kg e medir de 70 a 110 cm, é conhecido por dar origem ao nome do personagem da marvel o Wolverine, por possuir garras enormes e afiadas. Ele ocupa o quinto lugar da nossa lista pois eles possuem glândulas que produzem um fortissímo odor e são usadas para marcar território.


Nº04: Urubu-de-cabeça-vermelha.
E eis que surge nossa primeira ave na lista, que por sinal não é nada higênica. Para ter uma pequena noção, quando o urubu-de-cabeça-vermelha se sente ameaçado ele vomita em seus predadores, isso mesmo, um jato de vômito sai de seu bico para afasta-los como mecanismo de defesa, além de uma outra atitude nada higiênica mas talvez eficaz, quando o urubu está com muito calor ele é capaz de defecar na prórpria perna, como eu disse, nada higiênico mas funciona.

Nº03: Hiena. 
Essas muita gente já conhece, ela é até famosa por suas gargalhadas, esse mamifero engraçado além de ter alguns comportamentos bem incomuns, não é nem um pouco cheiroso. Além do fato de ser praticamente carniceira, ou seja, se alimenta de restos mortais de animais desprezados, pelos predadores, ela também possui glândulas responsáveis pelo odor forte que serve para marcar territórios, essas glândulas ficam localizadas perto no ânus e entre os dedos.

Nº02: Cangambá ou Gambá.
E para a surpresa de muitos eis que aparece o Gambá, sim em segundo lugar. Tanto o Gambá como o Cangambá (foto) são muito fedidinhos, embora sejam confundidos algumas vezes por terem o nome parecido, o cheiro também não é muito diferente, pois ambos possuem as famosas glândulas localizadas abaixo da cauda que fabricam um óleo que pode ser lançado em forma de spray como sistema de defesa, esse óleo tem compostos químicos igual ao do ovo podre e para sair o "perfume" do Cangambá é muito dificil.

Nº01: Diabo-da-Tasmânia.
Finalmente encontramos o nosso campeão. O diabo da Tasmânia é conhecido por ser um dos carniceiros mais ferozes de todos, essa aparência de bichino de estimação não é a real impressão quando ele abre sua boca em até 120 graus, mostrando seus afiados dentões. O diabo da Tasmânia, assim como a Hiena é carniceiro, e quando se sente ameaçado, tanto por predadores quanto por homens, ele exala um odor nada agradavél, superando até o nosso segundo lugar e o mais famoso de todos os fedidões o Cangambá, esse diabinho é realmente fedido heim.


Porfim chegamos ao fim de nossa lista e pudemos conhecer os 10 animais mais fedidos da natureza, e imagino eu que você nem imaginava que alguns animais erão tão fedidos, pois é, mas apesar de serem fedidos, nada se torna motivo para extermina-los, pois eles tem um papel muito importante para o equilíbrio biológico do nosso planeta, os animais tem o direito de viver sem serem perturbados por caçadores ou humanos que invadem o seu território, lembrando que alguns desses animais podem ser totalmente agressivos na presença de humanos, por isso é muito importante tomar cuidados quando preceber que invadiu o território de algum deles, então já sabe, se sentiu um cheiro mal é melhor sair de fininho porque você provavelmente não está onde deveria estar!
_________________________________________________________________________________

Tem alguma sugestão, critica ou elogio para fazer? O Caderno de biologia abre espaço para você falar o que quiser. Para isso basta enviar um e-mail para nós, o endereço é: digo_silvaaa@yahoo.com.br | Não se esqueça de visitar e curtir a nossa página no face, para isso clique AQUI.

08 abril, 2011

Perguntas e respostas: O vírus é um ser vivo?

Acho que já respondi essa pergunta umas 10 vezes no YR! Parece que cada semana alguém pergunta, portanto resolvi postar aqui de uma forma bem clara. 
Representação do vírus da AIDS (HIV)
O vírus como muitos já sabem, pode ser muito prejudicial a nossa saúde, pois pode atacar diversos sistemas do nosso organismo, mas alguém já deve ter ouvido dizer que o vírus não é um ser vivo, isso mesmo, apesar de poder fazer o maior estrago o vírus não é considerado como ser vivo para alguns autores , e eles até tem alguns motivos... Primeiramente vamos entender o que é um ser vivo, para ser considerado um ser vivo o objeto em questão tem que atender alguns requisitos, que são eles:
Quanto ao número de células, ao metabolismo celular, a homeostase, a reprodução, a reação a estímulos externos, ao crescimento, ao movimento e por fim à presença de materia genético.
O vírus atende a alguns desses requisitos, porém não todos, por exemplo, o vírus não possue célula, portanto não tem metabolismo celular, isso é um dos principais motivos pelo qual muitos autores não consideram vírus como um ser vivo, portanto há quem diga que o vírus é sim um ser vivo pois ele tem a presença de material genético e pode se reproduzir. O vírus de fato tem o seu material genético (DNA ou RNA) envolto por uma cápsula de proteína chamada capsídeo que serve como proteção ao material genético, porém ele não possui células, fato esse que faz com que ele seja considerado um parasita intracelular obrigatório, pois para ele se manter vivo e se reproduzir, ele precisa estar em uma célula.
Portanto, chegamos a mais uma pergunta com respostas a escolher, na verdade não existe uma definição oficial para o vírus, há quem diga que ele é um ser vivo e há quem diga que ele não é um ser vivo, mas se ele não for um ser vivo o que ele vai ser? Complicado né? Mas calma que eu deixarei uma conclusão para que vocês possam copiar para o dever de casa, hehe.
"O vírus pode ser considerado vida dependendo do ponto de vista. Se observarmos que o vírus tem material genético, que pode se reproduzir, que cresce e tem movimentos, podemos considerá-lo como ser vivo sim, porém é importante notar que o vírus não possui células e para se reproduzir e desenvolver, precisa de um outro ser vivo, por isso alguns autores não considera o vírus como um ser vivo."

Interessante como um ser pode fazer tanto mal
e por alguns nem é considerado vida. :p
_________________________________________________________________________________

E você tem alguma dúvida que te incomoda e ainda não conseguiu achar a resposta? Mande sua pergunta para o nosso e-mail: (digo_silvaaa@yahoo.com.br) e sua pergunta poderá ser respondida aqui no blog. Aproveite e curta a nossa página no face para ficar por dentro das novidades do Caderno de Biologia. Clique aqui.

07 abril, 2011

Perguntas e respostas: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha?


Eis uma pergunta considerados por muitos impossível de responder, mas tudo é possivel de responder quando se tem argumentos válidos, hipóteses ou ideias, que nem sempre resultam em uma resposta correta, porém nada te impede de tentar.
Para essa pergunta existe duas respostas, sim duas, uma para os que acreditam na teoria evolucionista (a de Darwin) e uma para os que acreditam na teoria criacionista (a que Deus criou tudo e todos).
Vamos primeiro considerar a teoria Evolucionista. Darwin diz que as espécies teriam evoluidos por mutações que ocorreram e que causaram as mudanças nos seres vivos, pois bem, considerando que os primeiros seres eram seres aquático, como peixes, e depois vieram os anfibios resultando nos répteis, lembrando que os peixes, os anfibios e os repteis são animais ovíparos, ou seja, botam ovos... OH!!! Mas que grande conhecidência, as galinhas também botam ovos não é? Pois bem, seguindo a linha de raciocinio de Darwin os répteis já mutantes, provavelmente sofreram mais alguma mutação e botaram um ovo bem doidão que deu origem a galinha, simples né? nem tanto, porque pesquisas recentes mostram que o ovo contem uma substancia que somente a galinha fabrica, interessante né? Então quer dizer que algum reptil mutante botou um ovo bem loco que deu origem a uma ave bem parecida com a galinha e essa ave sofreu mais uma mutação e fabricou essa substância e botou o lindo ovo que deu origem a galinha de verdade. (PALMAS)
Ok, mas e quanto a teoria Criacionista?
Bem essa é bem facil de responder, no livro de Gênesis na bíblia no Cap.1 e versículo 20 diz assim: " E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra. E foi a tarde e a manhã, o dia quinto".
Entendeu? Não? Pois bem eu explico... A teoria criacionista diz que um Deus criou tudo e todos, ou seja, no instante da criação que Deus criava o mundo em sete dias, Deus criou a galinha do jeito que ela é, ou seja, a galinha nasceu primeiro. Mas como você tem certeza se foi a galinha que Deus criou e não o ovo? Porque na bíblia diz (versiculo 21 e 22) " E Deus criou (...) e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom. E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos...". Como que um ovo ia se multiplicar sozinho?

Pois bem ai está as duas respostas para uma das perguntas mais dificil do mundo, cabe a você escolher na qual acreditar, lembrando que não quero influenciar ninguem a ter ou não ter uma religião, só respondo as perguntas, hehe.

Cuticutis *---*
_________________________________________________________________________________

Você também tem uma pergunta que acha impossível de ser respondida? Envie para o nosso e-mail (digo_silvaaa@yahoo.com.br) que iremos fazer de tudo para responde-la. E não se esqueça de visitar e curtir a página do Caderno de Biologia no Facebook, para conhece-la clique AQUI.

Vamos lá..

Seguinte pessoal, como falei as duvidas que vocês tiverem podem enviar que nós responderemos, elas devem ser enviadas por comentários mesmo ou por e-mail.
Lembrando que meu e-mail é digo_silvaaa@yahoo.com.br é tenho um perfil no YR! segue o link. http://pulse.yahoo.com/_PM2J3ODAPNEKVYCYQ5EZS2U4JM lá eu respondo muitas perguntas e as que eu achar mais interessantes colocarei aqui no blog para que a gente compartilhe ok?

Abraços e até mais.

Caderno de biologia.

Olá, meu nome é Rodrigo e blá blá blá..
Não gosto muito de apresentações mais acho que nesse caso é necessário.
Esse blog tem como objetivo ajudar e orientar todos interessados em biologia, sejam estudantes, professores ou apenas pessoas interessadas em estudar a vida.
Quero deixar claro que qualquer duvida sobre biologia será aceita e respondida em até 24 horas, hehe, brincadeira, mas verdade, se tiver dúvidas mande para a gente que iremos responder o mais rápido possível.

Sejam bem vindos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...